Pesquisa

A Unitins incentiva a pesquisa como fonte fundamental de conheci mento para o desenvolvimento do Estado, atuando em seis grandes áreas do conhecimento do CNPq (Ciências: Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes). Procurando, desta forma, produzir novos conhecimentos e desenvolver novas tecnologias visando solucionar problemas da sociedade, articular-se e integrar-se com o ensino e a extensão, consolidar e fortalecer os cursos de graduação da universidade e subsidiar a criação de cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).

Pesquisa Arqueológica [Leia +]

O Núcleo Tocantinense de Arqueologia - NUTA, sediado em Porto Nacional - TO, coordena, desenvolve, orienta e executa pesquisa em Arqueologia e Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico Natural nos municípios, bem como a Educação Patrimonial. Entre os principais projetos desenvolvidos pelo NUTA encontram-se os trabalhos desenvolvidos junto às áreas de impacto direto e indireto de grandes empreendimentos (PGEs): Ferrovia NORTE-SUL, Usinas Hidrelétricas de Estreito e São Salvador, Rodovia BR-242, e as pontes no Rio Tocantins em Miracema do Tocantins e Barra do Ouro.


UNITINS AGRO [Página em Reestruturação]

Unitins Agro é responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária. Desenvolve pesquisa agropecuária de acordo com as demandas prioritárias do Estado, buscando promover o desenvolvimento do setor Agropecuário, por meio da geração de tecnologias, fortalecimento das organizações rurais , da capacitação técnica e transferência de tecnologias. Tem como principais parceiros a Embrapa, Seagro e o Ruraltins.


Museu de Zoologia

O Núcleo de Zoologia e Taxidermia – NZT, também denominado Museu de Zoologia José Hidasi, propicia meios e soluções para o desenvolvimento da zoologia no Estado, realizando pesquisas e atividades em educação ambiental e a manutenção de um acervo científico em benefício da sociedade tocantinense, constituído por uma coleção taxonômica.


Metereologia e Recursos Hídricos [Leia +]

O Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos - NEMET-RH realiza pesquisas nas áreas de recursos hídricos, agrometeorologia e climatologia, fundamentais para o desenvolvimento dos setores da agropecuária, de abastecimento público e elétrico; coordena o monitoramento hidro(agro)climático no Tocantins; disponibiliza à sociedade, via internet, a previsão do tempo para 7 dias de todos os município do Tocantins ( http://simeto.unitins.br) e a previsão do clima para 3 meses de todas as regiões do Tocantins. Desenvolve trabalhos de monitoramento climatológico, hidrometria, sedimentometria, balneabilidade de praias, potabilidade e qualidade da água, diagnóstico de bacias hidrográficas e avaliação de impactos ambientais de grandes empreendimentos.


Desempenho Ambiental

O Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental - NUDAM desenvolve pesquisas em Educação e Desempenho Ambiental e em fontes alternativas de adubos a partir de rejeitos minerais, sistematiza e opera construções conceituais e metodológicas voltadas à avaliação do desempenho ambiental em processos produtivos. O NUDAM vem atuando em pesquisa e desenvolvimento de procedimentos de Educação Ambiental.

Fundado em seus conceitos orientadores, o NUDAM vem atuando em pesquisa e desenvolvimento de procedimentos de Educação Ambiental financiados preponderantemente pelo CNPq, Petrobras, Usina Hidrelétrica de Estreito (CESTE) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação - PIBIC [Leia +]

O PIBIC/PIBITI/UNITINS/CNPq é um importante instrumento para o desenvolvimento do pensamento científico em consonância com o ideal de desenvolvimento sustentável do planeta. O PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior em todo o País, tendo o CNPq como agência de fomento. O PIBITI visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Entre as áreas de pesquisa da UNITINS em desenvolvimento que contam com o apoio de bolsas de iniciação científica estão: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

 


2008 - Unitins - Todos os direitos reservados.
108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas-Tocantins