Projeto SÃO SALVADOR

Projeto de Levantamento, Resgate e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico na Área de Influência do Futuro Reservatório da Usina Hidrelétrica São Salvador.


Constituiu uma das ações da  CESS (Companhia Energética São Salvador), no processo de preservação do patrimônio material e imaterial nos municípios de São Salvador do Tocantins, Palmeirópolis e Paranã, no estado do Tocantins e Cavalcante e Minaçu no estado de Goiás, em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica São Salvador. 

Com o apoio financeiro da Companhia Energética São Salvador o NUTA executou o projeto, que envolveu várias ações, para interpretar o Patrimônio Histórico Cultural da região.

A pesquisa procurou descobrir e conhecer sobre os lugares e seus habitantes, seus hábitos e costumes, suas histórias e suas lendas. Buscou redesenhar uma rede de informações sobre o Patrimônio Histórico Cultural, valorizando objetos, manifestações, eventos culturais e paisagens naturais. Para isso estabeleceu uma comunicação efetiva com as comunidades de cada lugar.

Foram realizadas oficinas de Educação Patrimonial aos professores da rede municipal e estadual de Ensino Fundamental e Médio, visando torná-los multiplicadores da idéia de preservar o patrimônio local.


Resultado:

Relatórios escritos sobre o Patrimônio Regional.

Edição de um vídeo, como instrumento didático.

Publicação de um livro.



Galeria de Fotos

Educação Patrimonial


Voltar

2008 - Unitins - Todos os direitos reservados
108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas-Tocantins