Projeto SALTTINS


Projeto de Salvamento Arqueológico na Linha de Transmissão Norte/Sul II, Trecho Samambaia/DF à Imperatriz/MA.


Pesquisa autorizada pela Portaria de Pesquisa do IPHAN sob o nº. 135 de 18 de dezembro de 2001,  o projeto contemplou o levantamento, monitoramento e salvamento arqueológico na área de impacto das Torres de alta tensão da linha de transmissão Norte/Sul – Circuito II.

Estas três fases foram efetuadas da seguinte forma:

a) Levantamento: Fase preliminar que se destinou simplesmente a localizar no traçado da área a ser impactada, evidências superficiais materializadas por peças, artefatos ou quaisquer vestígios que indicassem a existência de sítios arqueológicos. O trabalho foi complementado pelo levantamento das fontes de informação disponíveis, tais como pesquisas anteriores na região, dados bibliográficos, sítios já conhecidos e cadastrados no IPHAN, informes orais de moradores locais, etc.

b) Monitoramento: Segunda etapa das pesquisas, que se caracterizou pelo acompanhamento das obras pela equipe científica responsável pelo Projeto, acompanhou as escavações que se destinaram à fixação (enterramento) dos tubulões de suporte das torres, em cada “frente de serviço” das Companhias empreiteiras e executoras dos serviços. Para isto, contamos com a presença permanente de uma equipe de seis pesquisadores do NUTA contratados para tal fim, sob orientação dos Coordenadores deste Projeto.

c) Resgate: Confirmada a existência de sítio arqueológico através do levantamento e do monitoramento foram determinadas suas características, dimensões e a existência de componentes estratigráficos e/ou ocupacionais, e julgando necessário, pela importância das evidências, procedeu-se o Resgate.


Resultados:

Trabalho publicado na revista  Acoéme - volume 03.
Foram identificados 18 sítios arqueológicos.


  • Galeria de Fotos


  • Voltar

    2008 - Unitins - Todos os direitos reservados
    108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas-Tocantins