SALTMISA


Projeto de Salvamento Arqueológico na áreas de impacto direto e indireto da Linha de Transmissão Norte/Sul, Trecho Miracema do Tocantins/TO à Samambaia/DF


Levantamento arqueológico efetuado pelos arqueólogos de FURNAS Centrais Elétricas (1999).

Em setembro de 2000 foi assinado um contrato entre FURNAS / IAB e UNITINS esta última, representada pelo NUTA - Núcleo Tocantinense de Arqueologia para realizar o resgate do Patrimônio Arqueológico anteriormente levantado pelos arqueológos de FURNAS na região da Linha de Transmissão. A pesquisa foi autorizada pela Portaria nº. 38 de Autorização de Pesquisa do IPHAN, de 29 de maio de 2001.

A primeira fase do Projeto, realizada no primeiro semestre de 2001, destinou-se a efetuar uma análise preliminar das características gerais do material arqueológico (lítico e cerâmico) coletado em superfície, e constituir a Relação - Inventário exigido pela Legislação. Esse procedimento foi realizado nas instalações do NUTA. A segunda fase do Projeto, iniciada em julho de 2001, efetivou-se a escavação (salvamento) dos 18 sítios identificados na fase de levantamento localizados numa seqüência linear, acompanhando o Linhão em terrenos de oito municípios do Estado do Tocantins.


Resultado:

O trabalho do "Salvamento Arqueológico" foi publicado na Revista de Divulgação Cientifica do NUTA denominada de Acoéme- volume 01 e objetivou mostrar o material arqueológico identificado naquela região.
Resgatou 20 sítios arqueológicos.


  • Galeria de Fotos


  • Voltar

    2008 - Unitins - Todos os direitos reservados
    108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas-Tocantins