Projeto SALTIMINS

Projeto de Salvamento Arqueológico no Trecho da Linha de Transmissão de Imperatriz/MA à Miracema do Tocantins/TO, Interligação Norte/Sul.


Pesquisa autorizada pela Portaria nº. 60 de Pesquisa do IPHAN, de 24 de Outubro de 2000. Entre 1997 e 1998, a ELETRONORTE e FURNAS, subsidiárias da ELETROBRÁS, foram incumbidas pelo GOVERNO FEDERAL, da construção da Linha de Transmissão Norte/Sul. A primeira parte do trecho de Imperatriz/MA a Miracema do Tocantins/TO (cerca de 517 km), e a segunda parte de Miracema do Tocantins/TO á Subestação de SAMAMBAIA/DF (cerca de 530 km).

Uma equipe de quatro arqueólogos da ELETRONORTE, servindo-se de início das sondagens geológicas já realizadas nas áreas das subestações e vértices da linha, ao longo do traçado desta, efetuarem uma pré-avaliação quanto à existência ou não de evidências arqueológicas. O percurso das áreas acima citadas, revelou uma presença arqueológica pré-cerâmica surpreendentemente significativa, tanto nas subestações, como em trechos intermediários, ao longo da faixa de transmissão.

Essas constatações, considerando o que determina a Lei nº 3924, de 26 de junho de 1961 (Legislação Brasileira Protetora de Jazidas Pré-Históricas), deram origem ao presente Projeto de Salvamento Arqueológico na Linha de Transmissão NORTE/SUL e suas Subestações, trecho Imperatriz/MA a Miracema do Tocantins/TO, proposto pela ELETRONORTE e executado pela UNITINS, através do Núcleo Tocantinense de Arqueologia.

Assim foi realizado o salvamento e o resgate do material arqueológico e demais evidências de atividades culturais, registrando e documentando os sítios encontrados, segundo o sistema aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.


Resultados:

O trabalho de resgate e análises preliminares do material arqueológico foi publicado na revista Acoéme - volume 02.
Foram identificados 26 sítios arqueológicos.


  • Galeria de Fotos


  • Voltar

    2008 - Unitins - Todos os direitos reservados
    108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas-Tocantins