Programa SALTOVIA BR-242


Levantamento, Monitoramento e Resgate do Patrimônio Histórico Cultural Paisagístico e Arqueológico na região de abragência da Rodovia BR 242 - Trecho Municípios de Peixe, Paranã, Taguatinga e Arraias no Estado do Tocantins.


Programa firmado pelo Convênio nº. 005/2007 entre o Governo do Estado do Tocantins, através do DERTINS (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Tocantins) com a UNITINS (Fundação Universidade do Tocantins) através do NUTA (Núcleo Tocantinense de Arqueologia) e o IAB (Instituto de Arqueologia Brasileira), instituições estas responsáveis pelas atividades de pesquisa e estudos. Pesquisa autorizada pela Portaria n°. 302 anexo IV de Autorização de Pesquisa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional publicada no D.O.U sob o nº. 235, de 07 de Dezembro de 2007.


Dividido em oito etapas (Lotes a baixo relacionado), promoveu resgate de material arqueológico e demais evidências de atividades culturais deixadas pelas populações pré-históricas.


Lote 1: Trajeto da cidade de Peixe até o km 57.

Lote 2: Trajeto do km 57 até Paranã no km 90.

Lote 3: Trajeto de Paranã km 90 até km 150.

Lote 4: Trajeto do km 150 até ao km 203.

Lote 5: Trajeto do km 203 à Taguatinga km 259,53.

Lotes 6, 7 e 8: Nestes lotes serão trabalhados as PCA’s (Planos de Controle Ambientais)  sobre o Rios São José, Arraias e Palmas.


Além do Resgate Arqueológico executou-se também o levantamento Patrimônio Histórico e Cultural como instrumento para compreender e entender o processo de transformação ocorridas nos municípios referidos no Projeto, e a partir daí desenvolver atividades de Educação Patrimonial como suporte fundamental de proteção do Patrimônio Local. Considera-se como Patrimônio Cultural não só aqueles bens em que o processo institucional, já o tenha reconhecido a nível estadual, mas principalmente aqueles aspectos portadores de referência identidade, à ação, à memória, à herança e à tradição dos grupos formadores da sociedade local. Ab Saber “Todo espaço geográfico é resultante de uma acumulação, mais curta ou mais longa de processos históricos cumulativos, decorrentes da atuação de múltiplos atores sociais” (1994).


Resultado:

Foram identificados 30 sítios arqueológicos, nas áreas investigadas, sendo que com os dados obtidos pela análise preliminar, permitiu a caracterização de sítios líticos, cerâmicos e litocerâmicos, todos em contexto de céu aberto.


  • Galeria de Fotos


  • Voltar

    2008 - Unitins - Todos os direitos reservados
    108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas-Tocantins