Programa SALTOVIA BR-010


Programa de Levantamento, Monitoramento e Resgate do Patrimônio Histórico, Cultural, Paisagístico e Arqueológico na região de abragência da Rodovia Federal BR-010 - Trecho compreendido entre Aparecida do Rio Negro a Goiatins no Estado Tocantins.


Pesquisa autorizada pela Portaria nº 274, de 22 de outubro de 2004. Programa dividido em dois projetos "Prospecção Arqueológica" e "Salvamento Arqueológico". Foram desenvolvidos em decorrência das obras de construção da BR-010 e em linhas gerais objetivou resgatar o material arqueológico e demais evidências culturais deixadas por populações pretéritas naquele contexto ambiental.

Para implementação, o mesmo, firmou-se um Convênio entre os seguintes partícipes: DERTINS, órgão responsável pelo empreendimento e incumbido pela gestão dos recursos financeiros; IAB (Instituto de Arqueologia Brasileira) e UNITINS (Fundação Universidade do Tocantins), representada pelo Núcleo Tocantinense de Arqueologia de Porto Nacional, instituições responsáveis pelas atividades da pesquisa arqueológica e pela guarda do Patrimônio Arqueológico identificado na área a ser impactada.


Resultado:

Foram identificados  17 sítios arqueológicos.


  • Galeria de Fotos

  • Voltar

    2008 - Unitins - Todos os direitos reservados
    108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas-Tocantins