Pós-Graduação Especialização em Educação, Sociedade e Violência

Especialização em Educação, Sociedade e Violência

Este curso busca formar profissionais da educação capazes de compreender processos complexos da violência no cotidiano escolar, assim como de intervir e atuar no desenvolvimento de planos de ação, projetos e programas voltados para o enfrentamento da violência nos sistemas de ensino, escolas e organizações encarregadas de processos de formação humana. Além disso, busca ampliar os espaços de atuação dos profissionais que lidam com educação para o desenvolvimento de ações de enfrentamento da violência.

 

A primeira edição iniciou em agosto de 2018 e será finalizada em dezembro de 2019. O curso foi aprovado pela Resolução CONSUNI 12/2017 (Diário Oficial No 5001 de 30 de Novembro de 2017) e está registrado no e-MEC.

 

Público alvo

Graduados em curso reconhecido pelo Ministério da Educação-MEC que sejam profissionais da educação, graduados em Pedagogia, demais licenciaturas em áreas afins, bem como graduados em Direito e Serviço Social.

 

Coordenadores do curso

Profº. Dr. Rodrigo Barbosa e Silva e Profº. Me. Eduardo José Silva Lima

 

Docentes

Profº. Me. Alcides do Nascimento

Profª. Me. Alessandra Ruita Czapski

Profª. Dr. Antônia Custódia Pedreira

Profª. Me. Bernadete Aparecida Ferreira

Profº. Dr. Caio Monteiro Melo

Profª. Dra. Christiane de Holanda Camilo

Profª. Dra. Darlene Teixeira Castro

Profº. Me. Eduardo José Silva Lima

Profª. Me. Elizabeth Maria Lopes Toledo

Profª. Dra. Fernanda Matos Fernandes

Profº. Me. Frank Gudim Silva

Profº. Me. Giovanni Bezerra do Nascimento

Profª. Dra. Kyldes Batista Vicente

Profª. Dra. Leila Dias Pereira do Amaral

Profª. Me. Liliane Scarpin da Silva Storniolo

Profª. Dra. Mariany Almeida Montino

Profº. Me. Marcus Vinicius Moreira Barbosa

Profº. Me. Phillipe Farias

Profº. Dr. Rodrigo Barbosa e Silva

Profº. Me. Rubens Martins da Silva

Profº. Dr. Tarsis Barreto Oliveira

 

Disciplinas do Curso

As disciplinas são compostas por 24 h de aulas presenciais distribuídas em encontros quinzenais às quintas-feiras e sextas-feiras das 19h ás 22h e sábado das 09h às 12h e das 14h às 17h. Adicionalmente os discentes perfazem 6 horas em EAD, totalizando 30h por disciplina.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

EMENTA

Violência e Instituições Sociais

O conceito de violência e seus marcos históricos. Cidadania, justiça social e direitos humanos. Estrutura e dinâmica da sociedade contemporânea. O medo como ligamento social. Desigualdades socioeconômicas. Trabalho, saúde e vulnerabilidade social. Democracia e violência. Violência escolar. Escola e criminalidade urbana.

Educação, Violência e Políticas Públicas

Educação: interrelações violência e políticas públicas; Políticas públicas, políticas sociais e políticas educacionais; conceitos e abordagens; violência: aspectos históricos, conceituais e culturais; a educação: programas de prevenção e redução de violência expressos nas políticas públicas brasileiras; Violência e desigualdade social; Violência e representações sociais; Violência, poder e controle social; a instituição escolar como reprodutora da violência social.

Modernidade Decolonialidade

O pensamento decolonial; descolonização dos saberes; decolonialidade e identidade cultural; diferença e diversidade cultural; colonialidade do poder (colonização versus decolonização); cultura e diferença cultural; o discurso das margens.

Patrimônio Cultural, Identidade e Políticas de Salvaguardas

Noções e concepções de patrimônio cultural; Legislação e instrumentos de proteção; Reconhecimento das culturas populares: valorização, identidade e cidadania; O patrimônio cultural e sustentabilidade; Os lugares de memória e as instituições de custódia de acervos; Educação patrimonial e Práticas de preservação.

Escola e Cidadania

O conceito de violência e seus marcos históricos. Cidadania, justiça social e direitos humanos. Estrutura e dinâmica da sociedade contemporânea. O medo como ligamento social. Desigualdades socioeconômicas. Trabalho, saúde e vulnerabilidade social. Democracia e violência. Violência escolar. Escola e criminalidade urbana.

Sociedade, Atualidades e Intersubjetividade

Diversidade das teorias sociológicas e as possibilidades de leitura da realidade social. A crise dos paradigmas e nova organização social que se apresenta. Conceito de intersubjetividade e a relação sujeito/sujeito, mediatizada pelo mundo.

Educação em Direitos Humanos

Modernidade, Colonialidade e Direitos Humanos; História dos direitos humanos. Documentos nacionais e internacionais sobre educação e direitos humanos; Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos; Interfaces do Direitos Humanos; Políticas, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.

Estado, Segurança Pública e Tendências Punitivas

Evolução histórica do Direito Penal. Funções do Direito Penal. Tendências punitivas do Direito Penal. Políticas de Segurança Pública. Sistema Penal e Direitos Humanos. Princípios e garantias constitucionais penais. Garantismo jurídico-penal. Racionalidade e funções da pena. A teoria da ação comunicativa e a contribuição de Jurgen Habermas. Sistema Carcerário. Humanização dos Presídios.

Metodologia Científica

Ciência e conhecimento científico; método científico; pesquisa e desenvolvimento científico; métodos de pesquisa científica; organização e orientação da pesquisa científica; consulta da literatura; difusão do conhecimento científico. Iniciação do aluno no processo do pensamento científico. Apresentação de instrumental teórico-prático para o bom desempenho das atividades acadêmicas a profissionais. Manual de elaboração do Trabalho Final Acadêmico.

Tecnologia, Educação e Violência

A compreensão das categorias violência e insegurança à luz das mudanças que compõem a contemporaneidade. Atuais configurações de práticas violentas e políticas na sociedade. As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação. Relação comunicação e educação na sociedade contemporânea. Relações entre mídia, cultura e subjetividade. Cyberbullying: a violência virtual. A influência da TV nos processos escolares. A utilização da mídia como instrumento didático-pedagógico. Tecnologias e as diferentes linguagens dinamizando os procedimentos de ensinar e aprender. Mídia, violência e escola.

Sistemas Alternativos de Resolução de Conflitos

Acesso à Justiça; Conceito, origens, tipos e consequências do Conflito; Teorias Macrossociológicas do Conflito; O Conflito Escolar; Conflito x Indisciplina; A violência escolar; Bullying; Insucesso Escolar; Enquadramento legislativo: Projetos e Programas Oficiais; Formas de Conflitos: Negociação, Conciliação, Mediação. Arbitragem, Justiça Restaurativa.

Didática do Ensino Superior

Funções sociais da educação superior; Políticas de implementação e avaliação de cursos de nível superior; Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar; Interdisciplinaridade; O processo ensino/aprendizagem e o desenvolvimento de competências; O relacionamento professor/aluno; Estratégias de ensino; Utilização de recursos audiovisuais e Novas Tecnologias (NTICs); Avaliação da aprendizagem.

TFA

 

Carga Horaria Total

360 horas

 




© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação