Portal Unitins

Unitins

Perfil institucional

A Universidade Estadual do Tocantins adotou para a graduação, a pesquisa e a extensão, aspectos conceituais das novas abordagens da gestão e da difusão do conhecimento, das ciências gerenciais, das ciências cognitivas, das ciências da comunicação e ampliou a atuação nos campos das ciências agrárias ambientais para atender a coletivos sociais.

A Unitins afirma a tradição pluralista e acolhedora de diferentes filosofias e convicções, estimulando o diálogo e a interdisciplinaridade de seus pares e comunidades. Isso se apoia na sua natureza cultural, científica e educacional e se expressa no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, integrados à formação técnico-profissional, difusão da cultura e criação filosófica, científica, artística e tecnológica, de acordo com os incisos do art. 3º, no Capítulo I, do Estatuto Constitutivo da UNITINS:

I. A promoção do desenvolvimento harmônico e integrado da comunidade do estado do Tocantins;

II. A geração, a promoção, a preservação e a difusão da cultura, estimulando o acesso do povo aos bens e aos valores culturais;

III. O avanço da tecnologia para o desenvolvimento das potencialidades do Estado e de seu povo;

IV. O apoio técnico à implantação de empreendimentos lastreados no aproveitamento de recursos naturais;

V. A capacitação e o aperfeiçoamento de professores e pesquisadores universitários;

VI. O fomento e a prestação de serviços de ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento de métodos e processos de educação e capacitação;

VII. A formulação e a execução de programas de desenvolvimento especial de ensino nos seus diversos níveis, abrangendo cursos regulares, de pós-graduação, supletivos, telepresenciais, modulares a distância ou em regime especial, decorrentes de exigências ou demandas do planejamento estadual ou regional.

Missão

Produzir, difundir e socializar cooperativamente conhecimentos científico, tecnológico e cultural para a contribuição do desenvolvimento e do progresso das múltiplas comunidades presentes nos espaços tocantinense e da Amazônia Legal.

Objetivos e metas da instituição

  • Promover o desenvolvimento das culturas, da ciência, da tecnologia e das artes, por meio do cultivo do espírito livre, autônomo, criativo dos acadêmicos, dos docentes e dos funcionários como exemplo de uma universidade promotora da sociedade livre, solidária, democrática e equitativa.
  • Proporcionar oportunidade de acesso à formação integral acadêmica a todos os brasileiros, organizados em distintas comunidades, representações e diversidades geracionais, gênero e necessidades especiais físico-neuromotoras.
  • Vincular a investigação científica às áreas de maior interesse nacional e regional, de modo que se complementem com o trabalho impulsionado pelas diferentes pró-reitorias, diretorias, coordenações, colegiados de cursos e núcleos existentes no seio institucional.
  • Contribuir para o desenvolvimento cultural e tecnológico das sociedades regional e nacional por meio de programas e projetos de extensão e pesquisa, a fim de estreitar, de forma permanente, o vínculo da universidade com as demandas sociais.
  • Fomentar a difusão de novos conhecimentos e processos de ensino, pesquisa, extensão, potencializando competências e habilidades humanas.
  • Participar na elaboração e na avaliação dos impactos de políticas públicas para o desenvolvimento regional, econômico, social e político, formando profissionais cidadãos.

Áreas de atuação acadêmica

A atuação acadêmica da Unitins integra teoria à prática fundamentada no ensino, pesquisa e extensão. A Unitins almeja continuar seu trabalho com eixos referenciais, inter e multidisciplinares para caracterizar sua missão pela atuação acadêmica nas áreas de conhecimento em Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Biológicas. Diante disso, a instituição se preocupa para que seus egressos tenham:

  • capacidade para o exercício de atividades referentes às suas profissões, aliadas às matrizes teórico-científicas, humanísticas, críticas e reflexivas canalizadas para a integração – inserção na realidade social, cultural e econômica de suas respectivas comunidades;
  • aptidões para análise e implementação de ações específicas, em suas áreas de formação nas dimensões do local, do regional, do nacional e do global;
  • competências para transformar saberes em soluções de problemas, por meio da prestação de serviços especializados às comunidades, integrando o aprendizado ao realizável com ética, compromisso e excelência.

Responsabilidade social da instituição

A responsabilidade social se traduz na forma como a instituição conduz suas atividades de maneira a se tornar corresponsável pelo desenvolvimento do estado do Tocantins. Dessa forma, a instituição coloca em prática programas e projetos centrados no desenvolvimento sustentável, na inclusão social, prioritariamente nas políticas afirmativas para pessoas.

  • A Unitins se pauta nos principais pilares da responsabilidade social: respeito aos diversos atores envolvidos (colaboradores internos, acadêmicos, fornecedores e parceiros institucionais), responsabilidade ambiental e cooperação para a minimização dos impactos sociais trazidos pela atividade humana.
  • Sob o prisma ético, a universidade procura sempre ofertar uma educação de qualidade, em compasso com a inovação da ciência e da tecnologia, centrada em políticas e práticas de acesso e permanência para todos os cidadãos.
  • Na política de ensino, o foco da responsabilidade social preza pelos conceitos da democratização do ensino superior, da inclusão social e da formação das comunidades de conhecimento global.
  • Na política de pesquisa, ressalta-se a produção, a difusão e a aplicação do conhecimento científico nas comunidades locais.
  • A política de extensão realiza a intermediação universidade-sociedade, trocando saberes e práticas, resultantes do conhecimento acadêmico.




© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação