ENADE ENADE 2019

ENADE 2019

 

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

 

OBJETIVOS DO ENADE

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

 

O ENADE 2019

Em 2019, o Enade acontecerá dia 24 de novembro, às 13h, pelo horário de Brasília. Clique aqui e confira o edital com todas as informações sobre o Enade 2019.

 

Quem vai fazer o ENADE 2019?

Este ano farão o Enade os concluintes dos cursos de Enfermagem e Engenharia Agronômica da UNITINS.

Clique e confira a relação dos estudantes convocados para a prova: 

ENFERMAGEM

ENGENHARIA AGRONÔMICA

 

A prova do Enade 2019 terá, no componente de Formação Geral, 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, e, no componente específico da Área de  Engenharia Agronômica ou Enfermagem, 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso em ambos os componentes.  

 

Clique a confira os componentes específicos dos cursos de Engenharia Agronômica e Enfermagem.

 

O ENADE é obrigatório?

A realização do Exame e o preenchimento do questionário eletrônico são componentes curriculares obrigatórios para todos os CONCLUINTES habilitados dos cursos avaliados na edição 2019. A situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar, sendo assim, o estudante que não realizar a prova e/ou não preencher o questionário eletrônico (e não justificar a ausência, nos termos do Edital do INEP Nº 43 de 04.06.2019) não poderá Colar Grau e, consequentemente, receber o seu diploma, até que sua situação junto ao Enade seja regularizada, o que está previsto para ocorrer (conforme Edital acima) em setembro de 2020.

 

CRONOGRAMA DO ENADE 2019

Clique aqui!




© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação