Comissão Própria de Avaliação Universidade Estadual do Tocantins

Bem-Vindo ao site da Comissão  de Avaliação Institucional – CPA/Unitins. Aqui, você encontra informações e dados sobre os procedimentos de avaliação da educação superior brasileira e sobre as ações que a Unitins desenvolve com este objetivo.

 

 

COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO -  CPA

O que é CPA?

A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que preconiza que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, os cinco eixos, que são:

  • Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional
  • Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional
  • Eixo 3 - Políticas Acadêmicas
  • Eixo 4 - Políticas de Gestão
  • Eixo 5 - Infraestrutura

   A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual do Tocantins (CPA/UNITINS) realiza o processo de autoavaliação da instituição, com base nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo da autoavaliação é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.

A autoavaliação deve ser um processo cíclico, de reflexão e autoconsciência institucional. Criativo e renovador de análise e síntese das dimensões que definem a instituição. Um processo em que quem participa conquista direitos.

 


© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação