Ipê Amarelo

Ipê Amarelo
Informações Técnicas
Nome popular: Ipê-amarelo
Nome científico: Tabebuia serratifolia  ou Handroanthus serratifolius
Família botânica: Bignoniaceae
Floração: Junho a agosto
Frutificação: Agosto a setembro

Os ipês são conhecidos pela beleza e pela nobreza da sua madeira, uma das mais cobiçadas do mundo, o que infelizmente deixa a espécie mais exposta à exploração e venda ilegal. Os ipês integram a lista internacional de proteção de espécies ameaçadas. 

A flor do Ipê Amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil, a partir de um decreto do presidente Jânio Quadros, de 27 de junho de 1961. A escolha levou em conta o fato da espécie estar presente em todas as regiões do país, e principalmente pelo tom vibrante das suas flores. Durante a florada, suas folhas caem e a árvore fica inteiramente amarela, contrastando com as outras copas verdes. A união representa as duas cores do Brasil. 

Na região norte, a espécie Handroanthus serratifolius, nova nomenclatura da Tabebuia serratifolia, ocorre com maior frequência. E é ela que apresentamos nesta primeira temporada do Nativas Digitais. 

Para conhecer mais sobre o Ipê Amarelo, assista os nossos vídeos e ouça nossos podcasts e nos acompanhe nas nossas redes sociais.

Vídeos
Podcasts