Logo Unitins Pós-Graduação
Símbolo Unitins
Pós-Graduação

Política Social e Direitos Humanos

O curso de Especialização em Política Social e Direitos Humanos pretende somar forças com as diversas iniciativas já existentes no Brasil e em diversos países da América Latina para a consolidação de Políticas Sociais e Direitos Humanos, não apenas como tema de estudo, mas como um campo essencial à manutenção da democracia e à garantia de direitos.

 

Público-alvo

O curso tem como público-alvo profissionais de nível superior que atuam nas políticas públicas e sociais, profissionais de órgãos de defesa da cidadania e sociedade civil organizada e egressos da Unitins. Como requisito de acesso o candidato deverá ter formação em curso de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Comunicação; Ciências da Saúde e afins.

 

Duração

13 meses

 

Coordenador do Curso

Prof. Dr. Rubens Martins da Silva
E-mail: rubens.ms@unitins.br

Coordenadora assistente:
Profª. Especialista Lêda Santana de Oliveira Noleto
E-mail: leda.so@unitins.br

 

Local e modalidade de oferta

Câmpus da Unitins em Palmas - Presencial

 

Disciplinas

     

Nome da Disciplina

Ementa

Carga horária

Cronograma de aulas

Estado e Política Social

Estado e Capitalismo. Capitalismo Tardio. As políticas sociais nas sociedades capitalistas e a questão da cidadania. As interpretações sobre concepção, natureza e desenvolvimento das políticas sociais nos seguintes paradigmas: marxismo, liberalismo clássico, social democracia e neoliberalismo. O capitalismo monopolista e a emergência e desenvolvimento do “welfare state” europeu e das políticas sociais brasileiras. O debate sobre a “crise” das políticas sociais.

30 horas

13 e 14/05/2022

27 e 28/05/2022

Direitos Humanos e Sociedade: fundamentos e história

Aspectos históricos e filosóficos dos direitos humanos. Direitos humanos no sistema internacional. Direitos humanos no sistema interamericano. Concepções dos direitos humanos.

30 horas

10 e 11/06/2022

24 e 25/06/2022

Formação Social, Econômica e Política do Brasil e da Região Norte

A herança colonial e a constituição do Estado nacional. Emergência e crise da República Velha. Instauração e colapso do Estado Novo. Industrialização, urbanização e surgimento de novos sujeitos políticos. A modernização conservadora no pós- golpe de 1964. Transição democrática e neoliberalismo. A criação do Estado do Tocantins (1988). As particularidades da região Norte no século XX, conflitos sociais na ocupação das terras. A relação da Amazônia com a nova ordem mundial como uma área de fornecimento de matérias-primas. A região Norte e os impactos socioeconômicos.

30 horas

05 e 06/08/2022


19 e 20/08/2022

Metodologia do Trabalho científico

O conhecimento e suas formas. Os métodos científicos. A pesquisa enquanto instrumento de ação reflexiva, crítica e ética. Tipos, níveis, etapas e planejamento da pesquisa científica. Procedimentos materiais e técnicos da pesquisa científica. Diretrizes básicas para elaboração de trabalhos didáticos, acadêmicos e científicos. Ética e pesquisa. Normas técnicas da ABNT para referências, citações e notas de rodapé. Projeto de Pesquisa.

30 horas

 02 e 03/09/2022


23 e 24/09/2022

Direitos humanos e religião

O fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. O cenário das religiões no Brasil e na América Latina. Direitos humanos e intolerância religiosa. A Religião e os valores e os direitos humanos, sociais, éticos e espirituais. A cosmovisão dos povos originários.

30 horas

07 e 08/10/2022


21 e 22/10/2022

Direitos humanos no Brasil: atualidade e história

Concepções dos direitos humanos, história e atualidade: o debate dos direitos humanos no Brasil. Garantias formais dos direitos humanos no Brasil e sua efetividade.

30 horas 

04 e 05/11/2022


18 e 19/11/2022

Política Social e Seguridade Social no Brasil

A seguridade social e as políticas sociais no Brasil e a Constituição Federal (CF) de 1988. A reconfiguração das políticas sociais no neoliberalismo. A constituição do fundo público, o orçamento das políticas sociais. Privatização da Seguridade Social. Conselhos de Direitos, Controle Social e Gestão Democrática.

30 horas

02 e 03/12/2022


16 e 17/12/2022

Projetos Sociais: elaboração, planejamento, gestão e captação de recursos

Conceitos Básicos da Gestão de Projetos. Passos para a Elaboração de Projetos Sociais. Planejamento e gestão de serviços na área social. Sistemas de indicadores sociais. A importância do Monitoramento e Avaliação dos Projetos. Metodologias e Tipos de Avaliação. Processo de Avaliação de Projetos Sociais. Captação de Recursos. Prestação de Contas.

30 horas

03 e 04/02/2023


17 e 18/02/2023

Movimentos Sociais, Direitos Humanos e Política Social: interfaces e desafios contemporâneos na realidade brasileira

Movimentos Sociais no contexto de sua gênese e especificidade. Movimentos de luta pela questão ambiental no capitalismo contemporâneo: teorias e conceitos. Impactos ambientais dos grandes empreendimentos na região Norte. Conflitos territoriais e agricultura capitalista. A interface da Política Social e os Direitos Humanos no diálogo com a questão de gênero, sexualidade, meio rural e urbano, direito do trabalhador, questões étnicas e ambientais, principalmente relacionadas à realidade brasileira e à região Norte.

30 horas

 03 e 04/03/2023


17 e 18/03/2023

Direitos humanos e Política Social: mulheres, população LGBT e negros. População em situação de rua e imigrantes

Desenvolvimento histórico da construção da teoria de gênero, raça/etnia, classe e sexualidade. As categorias: gênero, raça/etnia, classe e sexualidade. As políticas sociais específicas destinadas às mulheres, negros e população LGBTQI+. População em situação de rua. Imigração no norte do Brasil

30 horas

 07 e 08/04/2023


21 e 22/04/2023

Direitos humanos e Política Social: povos Indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais

A formação étnico-racial da sociedade brasileira, a presença dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais da sociedade brasileira. Sua organização, seus direitos e as políticas sociais específicas destinadas a essas comunidades

30 horas

12 e 13/05/2023

26 e 27/05/2023

Direitos humanos e Política Social: crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e população carcerária

Concepções históricas da infância e adolescência; do envelhecimento e pessoas com deficiência. Direitos humanos da população carcerária. Políticas, legislação, instrumentos e redes de proteção à infância e adolescência; à população idosa, às pessoas com deficiência e à população carcerária.

30 horas

09 e 10/06/2023


23 e 24/06/2023

 

 

Docentes

Nome

Titulação

Breve trajetória acadêmica

Link para lattes

Clarissa Alves Fernandes de Menezes

Graduação em Serviço Social. Mestrado em Saúde Coletiva.

Doutorado em Serviço Social.

Experiência na área de Serviço Social e Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e trabalho, política nacional de saúde, política social, trabalho em saúde e movimentos sociais. Pesquisadora junto ao grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Estado, Política Social e Serviço Social da UFT a ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas da Unitins, desenvolvendo pesquisas tendo como referência a Política Social e o Sistema Único de Saúde.

http://lattes.cnpq.br/3354563909609402

Christiane de Holanda Camilo

Graduação em Direito.

Mestrado em Direitos Humanos.

Doutorado em Sociologia.

Atualmente, é Pesquisadora Participante da UFG, Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos, Direito Público, Direito Internacional Público e Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos.

http://lattes.cnpq.br/4065924590046000

Jeany Castro dos Santos

Graduação em Serviço Social.

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

Atualmente, é professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), coordenadora do Grupo de Trabalho - Feminismo e Gênero e membro do GT Estadual História, Cidade e Memória. Atua principalmente nos seguintes temas: Política Pública de Ciência e Tecnologia, Política Social e Gênero.

http://lattes.cnpq.br/8912165481099065

Leila Dias Pereira do Amaral

Graduação em Ciências Sociais.

Mestrado e Doutorado em Sociologia.

Desenvolve estudos na área de Sociologia da Cultura, mais especificamente, análise sociológica a partir de obras literárias - mestrado - e a relação entre cultura e consumo dos bens culturais de natureza intangível do patrimônio cultural - doutorado. Faz parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas da Unitins, orientando estudantes de Pibic/CNPq pesquisando Educação Patrimonial e Cidadania Cultural.

http://lattes.cnpq.br/0259639207782415

Mariany Almeida Montino

Graduação em Pedagogia.

Mestrado e Doutorado em Educação.

É docente e pesquisadora da Unitins nas áreas de Planejamento, Avaliação, Gestão Escolar e Gestão da Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas e orientações sobre questões de Violências nas Escolas e práticas de Mediação e Resolução de Conflitos.

http://lattes.cnpq.br/3117524559575296

Marinalva do Rego Barros

Graduação em História.

Mestrado em Educação.

Doutorado em Artes.

Tem experiência nas áreas de História e de Educação, com atuação nos seguintes temas: educação, interdisciplinaridade, representações sociais, subjetividade, etnografia, cultura popular.

http://lattes.cnpq.br/7518393119037153

Mauri Antonio da Silva

Graduação em Serviço Social.

Mestrado em Sociologia Política.

Doutorado em Serviço Social.

Tem experiência docente nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, direitos humanos, Estado, emprego, trabalho, direitos sociais, soberania nacional, transformação social, desenvolvimento sustentável e integração latino-americana. Pesquisador junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Questão Social na América Latina (NEPTQSAL) ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas da Unitins.

http://lattes.cnpq.br/4705670006293568

Tarsis Barreto Oliveira

Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito

Professor Associado de Direito Penal da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor Adjunto de Direito Penal da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professor do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT/Esmat. Linhas de pesquisa: direitos humanos; racionalidade e funções da pena; crime organizado e combate à corrupção; reinserção social do apenado.

http://lattes.cnpq.br/2822267824059777

Alessandra Ruita Santos Czapski

Graduação em Serviço Social. Mestrado em Serviço Social.

Doutoranda em Desenvolvimento Regional.

Atualmente é Pró- Reitora de Graduação da Unitins, professora do curso de Serviço Social da Unitins, líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em políticas públicas, atua principalmente nos seguintes temas: Gênero, políticas sociais, violência doméstica contra a mulher, dependência química, álcool e outras drogas. Membro da Câmara de Extensão da Proex/Unitins, é membro do NDE do curso de Serviço Social; integra projetos de extensão e pesquisa da Unitins

http://lattes.cnpq.br/1441323064488073

Érica Pollyana Oliveira Nunes

Graduação em Serviço Social.

Mestrado em Serviço Social.

Atuou como assistente social preceptora na residência em saúde da família e comunidade em 2017. Orientadora de TCC e TCR na área da saúde, estágio, processo de trabalho e gênero.

http://lattes.cnpq.br/3938958374016811

Juraildes Barreira Nunes

Graduação em Serviço Social.

Mestrado em Serviço Social.

Atualmente, é cooperada-assistente social da Cooperativa de Trabalho, Prest. Serviço, Assist. Técnica e Extensão Rural e professora do curso de serviço social da Faculdade ITOP desde de abril (2015) e docente no curso de serviço social da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em extensão rural e cooperativismo solidário e Docência do Ensino Superior.

http://lattes.cnpq.br/9248424183071083

Márcia Mesquita Vieira

Graduação em Serviço Social.

Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

Atualmente atua como Analista Técnica - Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. É, também, docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

http://lattes.cnpq.br/2160673261200721

Suely Cabral Quixabeira Araújo

Graduação em Serviço Social.

Mestrado em Serviço Social.

Desenvolve pesquisas na área dos direitos humanos, em especial na área da criança e do adolescente. Tem experiência em capacitação de conselheiros de direitos e tutelares; de agentes, técnicos e analistas do Sistema Penitenciário e do Sistema Socioeducativo.

http://lattes.cnpq.br/1290543191287129

Vanda Micheli Burginski

Graduação em Serviço Social.

Mestrado em Educação.

Doutorado em Política Social.

Pesquisadora do FOHPS (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Fundo Público, Orçamento, Hegemonia e Política Social) da UnB. Atua na área da Política Social com ênfase na formação profissional em Serviço Social, Estado, capitalismo dependente, políticas sociais, fundo público e orçamento das políticas sociais, em suas interfaces com a questão agrária, a violência de gênero e o feminismo.

http://lattes.cnpq.br/9178454746153446

Messias Vieira Barbosa

Graduação em Geografia.

Mestrado em Geografia.

Atuou na área da educação em instituições públicas no ensino fundamental e médio em escolas do campo e da cidade entre (2007 a 2011). Atuou em estudos especializados e planos estratégicos para implantação de Projetos de Agroindústria em áreas de assentamentos rurais na região do Bico do Papagaio- Tocantins. Em 2019 iniciou trabalho sobre as práticas pedagógicas no curso de Serviço Social-PRONERA da Universidade Federal do Tocantins -UFT Campus de Miracema-TO.

http://lattes.cnpq.br/8647143128772280

Bernadete Aparecida Ferreira

Graduação em Direito

Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos

Atualmente, é coordenadora político-pedagógica da “Casa 8 de Março”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação político-pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: violência contra a mulher, feminismo, saúde da mulher, direitos das mulheres e violência racista.

http://lattes.cnpq.br/1866121894613567

Noeci Carvalho Messias

Graduação em História.

Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural.

Doutorado em História.

Tem experiência na área de Antropologia e pesquisa de campo atuando principalmente nos seguintes temas: Educação patrimonial, patrimônio cultural, religiosidade e festas populares. Atuou e desenvolveu pesquisa com os povos indígenas das etnias Krahô, Karajá e Javaé, no Estado do Tocantins. Atuou como pesquisadora no Projeto para Aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais do Iphan, no município de Natividade e coordenou a I e II Etapa do Mapeamento da Capoeira no Tocantins - Região Sudeste e Microrregião de Porto Nacional, TO (Iphan).

http://lattes.cnpq.br/8189787178162250

 

Informações importantes

Ao final da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico os estudantes deverão eleger um tema de interesse para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (TCCE) e a coordenação do curso fará a distribuição dos estudantes para os orientadores de acordo com as afinidades temáticas. O aluno deverá apresentar o TCCE ao final do curso, que corresponderá a uma produção acadêmica técnico-científica original, que expresse as competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno, assim como os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, mantenho imprescindivelmente correlação direta com a matriz curricular.

O TCCE consistirá em um artigo científico, que deverá ser submetido à banca de avaliação presidida pelo professor orientador e 2 (dois) membros com titulação mínima de especialista que farão a avaliação. Aos professores orientadores será orientado que o artigo pós-banca com as correções seja submetido à revista científica com Qualis relacionada à área do curso ou interdisciplinar.

O curso tem custo total de R$ 2.008,72. O valor pode ser dividido em até 13 parcelas de R$ 154,52 (Cento e Cinquenta e Quatro Reais e Cinquenta e Dois Centavos) cada uma.

O curso oferece 15 bolsas de isenção das mensalidades.

 

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS