A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) atua no desenvolvimento constante de mecanismos de acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico institucional e dos seus cursos, dos talentos humanos (docentes, discentes, técnicos-administrativos) e da gestão acadêmica. Essas ações são exercidas de forma colaborativa entre os diversos órgãos que a compõem e com as demais unidades administrativas da Unitins, com a finalidade de promover ações que garantam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, em consonância com as diretrizes provenientes do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Ministério da Educação (MEC).
Políticas
A Unitins, ao assumir a educação como fenômeno e processo de formação e interação social que conduz as pessoas à plena participação produtiva e crítica na sociedade, adota um conjunto de indicações, de normas e de procedimentos para o ensino de graduação e pós-graduação.
Pressupostos das Políticas de Ensino
Responsabilidade e compromisso social da universidade no processo de formação profissional dos acadêmicos, inserindo-os em realidades dinâmicas e sob constantes mudanças;
Formação humanística para ampliar a visão de homem como sujeito construtor da sociedade;
Indissociabilidade do ensino com a pesquisa e a extensão para produção do conhecimento e do desenvolvimento do perfil investigativo dos acadêmicos que possibilite a busca de sua autonomia intelectual e profissional;
Referência de qualidade acadêmica adotando saberes e práticas de gestão universitária participativa e democrática, com todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade;
Expansão com qualidade focada no oferecimento de programas e cursos de graduação e pós-graduação em resposta às demandas das comunidades-sociedades.
Objetivos da Pró-Reitoria de Graduação
Ampliar a oferta de cursos de graduação em observância aos padrões de qualidade estabelecidos pelo MEC e às demandas locais e regionais;
Implementar projetos de inclusão a todos os acadêmicos com necessidades especiais;
Incrementar constantemente a mediação das tecnologias da informação e da comunicação aos processos de ensino e aprendizagem e de gestão acadêmica;
Planejar e oferecer programas e projetos de formação continuada para os docentes, enfatizando a convergência midiática, a pesquisa e a gestão acadêmica;
Estabelecer processos de avaliação da qualidade do ensino de graduação, em consonância com sinalizações da Comissão Própria de Avaliação Institucional, do Conselho Universitário, do Conselho Estadual de Educação, do Inep, do MEC;
Desenvolver programas de acompanhamento de egressos;
Planejar e encaminhar às instâncias superiores da Instituição projetos de revisão e atualização dos mecanismos de oferta de cursos, acesso e permanência dos alunos, tendo em vista a integralização curricular prevista no regimento acadêmico;
Participar de fóruns regionais, nacionais e internacionais de educação superior, visando ao intercâmbio e à cooperação técnico-acadêmica;
Incrementar as políticas para estágios bem como efetivar convênios com outras instituições de ensino, proporcionando a efetivação do programa de mobilidade estudantil.