Acadêmicos do curso de Pedagogia ofertam curso de informática básica a estudantes da região

As aulas foram ministradas à alunos da Escola Estadual Denise Gomide Amui com objetivo de ensinar aos estudantes como utilizar ferramentas digitais

cyarla barbosa CÂMPUS ARAGUATINS 07/05/2026 21:40

As aulas foram desenvolvidas, acompanhas e ministradas pelos discentes (Foto: Arquivo Pessoal)


Acadêmicos do 3º período do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins desenvolveram um curso de informática básica com alunos da Escola Estadual Denise Gomide Amui. As aulas foram ministradas no laboratório de informática da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e as atividades fizeram parte da disciplina de curricularização, Tecnodocência, ministrada pelo docente, Zuilho Rodrigues. 

O projeto foi colocado em prática pelos discentes, Ataniel Martins Santos, Jordana Shinayre Rodrigues de Sousa, Wanderson da Silva Pimentel Chagas e João Paulo Silva. Durante as aulas, os acadêmicos ensinaram aos estudantes como utilizar ferramentas como Microsoft Word para construir trabalhos e outras atividades. 

“Em um mundo cada vez mais digital, saber utilizar o computador e navegar pela internet deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. Muitas pessoas, porém, ainda não tiveram acesso a esse conhecimento, seja por falta de oportunidade, recursos ou orientação adequada. Ao promover essa atividade de extensão, os acadêmicos ampliam o acesso ao conhecimento e contribuem para a inclusão digital, permitindo que mais pessoas possam utilizar ferramentas essenciais para o dia a dia, como editores de texto, e-mail, pesquisas online e serviços públicos digitais. Além disso, a ação fortalece o compromisso social da Unitins, aproximando teoria e prática. Os alunos de Pedagogia vivenciam experiências reais de ensino, desenvolvem habilidades pedagógicas e compreendem melhor as necessidades da comunidade”, destacou o docente, Zuilho Rodrigues. 

Momento de ministração de curso para os estudantes da Escola Estadual Denise Gomide Amui


Para os acadêmicos, a ação extensionista foi uma oportunidade de aprender e colocar em prática o exercício da profissão docente. “Esse curso de informática ajudou os estudantes a utilizarem ferramentas como editores de texto, melhorando a realização de trabalhos escolares. Além disso, contribuiu na preparação para a atuação no mercado de trabalho. Esse conhecimento também é essencial para nós, futuros professores, que vamos integrar a tecnologia ao ensino de forma eficiente”, mencionou o discente, Ataniel Martins.

“O curso de informática básica é muito importante para desenvolver habilidades essenciais nos alunos do ensino médio como o uso do Windows e do Microsoft Word. Além disso, contribui para a inclusão digital, especialmente para aqueles que tiveram o primeiro contato com a ferramenta, e apesar disso, alcançamos excelentes resultados, ampliando suas possibilidades acadêmicas e futuras”, comentou o acadêmico, João Paulo Silva. 

A coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro destacou que iniciativas como essa fortalecem a formação acadêmica e o compromisso social da universidade. “A curricularização da extensão permite que os acadêmicos vivenciem experiências práticas que dialogam diretamente com as necessidades da comunidade. Ao desenvolverem um curso de informática básica, os discentes não apenas contribuem para a inclusão digital dos alunos da rede pública, mas também ampliam suas competências pedagógicas, aprendendo a ensinar de forma mais dinâmica, humana e conectada às demandas da sociedade contemporânea”, ressaltou.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS