Egressos da Unitins contribuem para melhorias de unidade penal em Dianópolis

Visita revela, na prática, como educação, gestão eficiente e protagonismo de egressos estão redefinindo a função da pena e o futuro da segurança pública no Tocantins

ceila menezes Direito 25/03/2026 23:30

Visita foi acompanhada por professores do curso de Direito (Fotos: Divulgação)


Cerca de 40 acadêmicos do 1º período de Direito/Câmpus Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram de uma visita técnica à Unidade Penal do município. O que poderia ser apenas mais uma atividade acadêmica revelou-se um mergulho profundo na realidade do sistema prisional e, sobretudo, uma demonstração concreta de como a educação pública pode transformar trajetórias e impactar diretamente a gestão da segurança pública.

A visita ganhou ainda mais relevância pelo fato de a atual gestão da unidade ser formada, em grande parte, por egressos do curso de Direito da própria Unitins Dianópolis. O diretor da unidade, Cleidson Vogado de Almeida, e diversos policiais penais que atuam no local trilharam o mesmo caminho acadêmico dos estudantes visitantes, criando uma conexão direta entre formação e atuação profissional.

Acompanhados pelos professores Francisca Cecília de Carvalho Moura Fé e Wilson Franck Junior, os estudantes percorreram setores estratégicos da unidade, como cozinha, área de exercícios físicos e a carceragem, que chamou atenção pelo alto nível de organização e limpeza. Também visitaram a sala de aula destinada aos detentos e o pátio onde são desenvolvidas atividades de ressocialização, incluindo horticultura, criação de animais e produção de materiais de construção.

Para o professor Wilson Franck Junior, esse encontro entre passado e futuro dentro do mesmo espaço institucional é fundamental para a formação dos acadêmicos. “A troca de experiências com os policiais penais, muitos deles nossos egressos, permitiu que os alunos entendessem a complexidade da gestão pública e a importância do cumprimento da legalidade. Não é apenas teoria; é o Direito sendo aplicado em sua forma mais concreta”, afirmou.

Um dos pontos mais marcantes da visita foi a constatação de que grande parte da estrutura da unidade foi construída com a mão de obra dos próprios reeducandos, evidenciando um modelo que aposta no trabalho como ferramenta de reintegração social. “Ver o trabalho dos presos na construção da unidade é a prova de que a finalidade da pena vai além da punição; trata-se de preparar o indivíduo para a ressocialização. Além disso, ver nossos ex-alunos hoje na linha de frente dessa gestão nos enche de orgulho”, destacou a professora Francisca Cecília, ressaltando o impacto simbólico e prático da experiência.

Entre os relatos que mais impactaram os alunos esteve o do policial penal Mykael Nascimento Gonçalves, servidor com quase uma década de atuação na unidade e ex-diretor do local. Também egresso da Unitins, ele apresentou uma linha do tempo das transformações estruturais e operacionais conquistadas ao longo dos anos, destacando o papel da iniciativa e da criatividade diante das limitações do sistema.

“Ao longo desses dez anos, precisamos ser muito criativos para encontrar soluções. Muitas das melhorias que os alunos veem hoje foram frutos de ações e iniciativas próprias da nossa equipe, buscando sempre o aperfeiçoamento da unidade mesmo diante dos desafios”, relatou Mykael, evidenciando o protagonismo dos servidores na construção de um ambiente mais digno e funcional.

Ao receber os acadêmicos, o diretor Cleidson Vogado de Almeida reforçou o valor da formação acadêmica como base para uma atuação comprometida e transformadora. “É uma honra receber a Unitins. Como egresso desta casa, sei a importância dessa base teórica para o exercício da nossa profissão. Hoje, buscamos manter uma unidade que é exemplo de higiene, ordem e foco no trabalho, mostrando aos futuros advogados e magistrados que a ressocialização é possível através da gestão eficiente”, declarou.


Diretor da Unidade, Cleidson Vogado é egresso da Unitins


A coordenadora do curso de Direito/Câmpus Dianópolis, professora Beatriz Mafra, destacou o simbolismo da visita como um ciclo que se completa e se renova. “Essa visita fecha um ciclo virtuoso. Nossos calouros puderam ver o ‘Direito em movimento’ e, ao mesmo tempo, enxergar o futuro de suas carreiras através do exemplo do diretor e dos policiais, que um dia ocuparam essas mesmas cadeiras na Unitins. É a prova de que nossa universidade forma líderes para a comunidade”, concluiu.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS