Unitins realiza o II Seminário Estadual de Ensino, Pesquisa e Extensão em Literatura Tocantinense

A programação traz contribuições voltadas ao estudo das obras literárias de escritores tocantinenses em espaços pedagógicos

carlos bayma LITERATURA 03/11/2025 19:56


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou, nas noites de quinta e sexta-feira, 30 e 31 de outubro, o II Seminário Estadual de Ensino, Pesquisa e Extensão em Literatura Tocantinense. Centrado na apresentação de contribuições voltadas ao estudo das obras literárias de escritores tocantinenses em espaços pedagógicos da educação básica e superior, o evento está vinculado ao Ciclo Tocantinense de Estudos Literários e Científicos (CTELC) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Literatura Tocantinense (Geplit).


A programação foi realizada via transmissão ao vivo no Canal Literatura Tocantinense no YouTube, e e teve como público-alvo professores, estudantes, escritores, pesquisadores e interessados pela produção literária de escritores do Estado do Tocantins. O seminário foi mediado pelo professor doutor Rubens Martins da Silva.


Para a escritora e professora, Maria da Ajuda Laranjeiras, o seminário “cujo público é aquele que, de certa forma, faz parte do universo literário, seja como leitor, seja como escritor, tem grande relevância no fomento da cultura tocantinense. Quero parabenizar o idealizador deste canal de divulgação da literatura tocantinense, professor doutor Rubens Martins. A existência de um livro só faz sentido se tiver leitor. Para ter leitor é necessário que essa obra chegue ao  conhecimento e nas mãos de quem vai lê-la. Para isso, a divulgação das obras tocantinenses e de seus respectivos escritores é de suma importância para a valorização da cultura literária no nosso Estado e o fomento à leitura”. 


Sobre o site Literatura Tocantinense, Maria ressaltou que o mesmo “tem alcance internacional e, consequentemente, quem tem a oportunidade de mostrar sua obra e de apresentar sua produção nesse veículo de comunicação, certamente terá maior visibilidade. Apesar de tantos meios virtuais para divulgação do trabalho literário, um site com o respaldo de universidade, nesse caso a Unitins, tem muito mais credibilidade”. 


O coordenador do evento, professor Rubens Martins, comemorou o êxito da programação. “A realização do II Seminário foi de grande importância. As palestras ministradas pelos escritores Francisco Neto e Maria da Ajuda Laranjeiras foram riquíssimas, pois expressaram a força da literatura tocantinense em diferentes espaços pedagógicos. Os depoimentos das acadêmicas e pesquisadoras revelaram os diferentes modos de estudo das obras literárias de escritores tocantinenses. E, no dia 11 de novembro está previsto o lançamento de um edital que discutirá a literatura tocantinense sob o eixo acadêmico e científico. Os participantes terão a oportunidade de produção e publicação de artigos científicos”.


Para a pedagoga formada na Unitins e atualmente acadêmica do 1° período de Direito do Câmpus Palmas, Livian Castanho, “momentos como esse são extremamente importantes pra irradiar o tema e divulgar a literatura tocantinense. Pra mim, enquanto acadêmica e egressa do curso de Pedagogia, é uma oportunidade de adquirir conhecimento e socializar o que eu aprendi durante minhas pesquisas”.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS