Treinamento para técnicos administrativos da Unitins reúne 400 servidores em Palmas

Evento destacou trabalho em equipe, comunicação assertiva e cultura institucional para aprimorar a atuação administrativa da Universidade

francisca laylla Capacitação 06/08/2025 13:26

O treinamento abordou temas como comunicação assertiva, trabalho em equipe e o uso da IA na educação (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) reuniu cerca de 400 servidores técnicos administrativos nos dias 4 e 5 de agosto, em Palmas, para a terceira edição do treinamento voltado à capacitação e valorização dos colaboradores. Realizado no Hotel Girassol Plaza, o evento teve como tema “Unitins em crescimento, servidores em evolução”, trazendo reflexões sobre comunicação assertiva, trabalho em equipe e o uso da inteligência artificial no ambiente educacional.

A Unitins está presente em 25 cidades do Tocantins entre câmpus, polos dos cursos do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado) e UAB, além de unidades de pesquisa. Atualmente, conta com mais de cinco mil alunos matriculados.

Reconhecimento

No segundo dia de treinamento, o governador Wanderlei Barbosa prestigiou o evento e assinou autorização para a nomeação de mais 20 novos professores efetivos para a Unitins. "A Unitins é uma referência e temos plenas condições de elevar ainda mais o seu patamar colocando o Tocantins em destaque na educação superior". 

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, reforçou a importância do trabalho coletivo para o sucesso da instituição. “A Unitins só fica de pé porque todos contribuem para o sucesso da instituição. Foi um momento de grandes reflexões, de fortalecer a nossa missão enquanto instituição porque ajudamos a transformar a vida por meio da Ensino Superior. Independentemente de onde esteja e da função, todos contribuem para o bom andamento da Universidade”.

O reitor destacou que a presença do governador Wanderlei Barbosa durante o evento foi uma forma de validar os bons resultados que a Unitins tem alcançado.

Governador Wanderlei Barbosa, Presidente da Aleto Amélio Cayres e deputada Wanda Monteiro prestigiaram o evento


Servidore de todas as cidades que possuem unidade da Unitins estiveram presentes no treinamento, que é organizado pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada.

"Esse treinamento reforça o compromisso da Unitins com a valorização e o desenvolvimento dos servidores técnicos administrativos. Capacitar a equipe é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade tocantinense", pontuou o pró-reitor de Administração e Finanças, Ricardo de Oliveira Carvalho. 

Equipe da gestão da Unitins durante as falas institucionais de abertura


Depoimentos dos servidores

A gerente do polo de Araguaçu, Poliana Ramos, elogiou a experiência vivida nos dois dias de evento. “Participar dessa capacitação foi uma experiência extremamente enriquecedora. Durante os dois dias de treinamento, tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância da nossa postura como equipe administrativa dentro da comunidade universitária. Foram abordados temas essenciais como comunicação eficaz, respeito, empatia e convivência harmoniosa no ambiente de trabalho. Além do conteúdo, fomos recebidos com muito carinho: a recepção foi impecável, o acolhimento muito caloroso, e os momentos de integração, foram simplesmente maravilhosos. Saímos renovados, motivados e mais conscientes do nosso papel enquanto representantes da instituição.

A supervisora do Câmpus Augustinópolis, Bianca Siqueira, destacou a qualidade da programação. “O treinamento ocorreu de forma muito organizada e proveitosa. As palestras selecionadas foram de encontro com as nossas necessidades de aperfeiçoamento no ambiente de trabalho. Além disso, houve muitos momentos de reflexão, aprendizado e interação entre os servidores. Capturei muitos insights de melhoria, aprimoramento, técnicas de comunicação eficaz e trabalho em equipe eficiente”.

“Foi uma experiência extremamente enriquecedora participar desses dois dias de treinamento, os conteúdos apresentados e a troca de ideias com os colegas foram inspiradoras e me proporcionaram uma nova perspectiva sobre o trabalho que realizamos na DTI da Unitins. Agradeço pela oportunidade e por todos os envolvidos na realização do evento. Seguimos com energia renovada e mais ferramentas para fazer a diferença”, pontuou servidor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Genilson Pereira Gama.

A supervisora de Comunicação do Câmpus Dianópolis, Ceila Menezes, ressaltou a importância desses momentos para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Parabenizo a Unitins pela constante busca em nos oferecer oportunidades de qualificação, como este treinamento, que é fundamental para o nosso desenvolvimento profissional. Essas iniciativas nos permitem adquirir novas habilidades e atualizar nossos conhecimentos, o que impacta diretamente a eficiência do nosso trabalho. Com uma base de conhecimento mais sólida, conseguimos tomar decisões mais assertivas e contribuir de maneira mais significativa em nossos setores. Participar desse treinamento não apenas nos aprimora individualmente, mas também fortalece o ambiente de trabalho, gerando benefícios para todos os departamentos em nossas atividades diárias”, concluiu.

Palestras

A programação do treinamento foi composta por seis palestras ministradas durante os dois dias, com temas voltados à colaboração, cultura organizacional, comunicação assertiva, inteligência artificial e trabalho em equipe. Dinâmicas interativas também fizeram parte das atividades, promovendo integração e fortalecendo o espírito colaborativo entre os servidores.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS