Unitins Recicla promove ações no Câmpus Palmas nos turnos matutino e noturno, onde foi feita a coleta de resíduos recicláveis e o trabalho de conscientização (Fotos: Giulia Moreira/Dicom Unitins)
Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, o programa Unitins Recicla realizou uma série de ações de conscientização e mobilização em prol da sustentabilidade. As atividades tiveram início no dia 3 de junho, com ações no Câmpus Palmas nos turnos matutino e noturno, onde foi feita a coleta de resíduos recicláveis e o trabalho de conscientização junto à comunidade acadêmica sobre a importância da reciclagem. Durante a ação, foram compartilhados dados preocupantes sobre o crescente aumento na produção de lixo, reforçando a necessidade do engajamento coletivo.
A programação seguiu no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a realização de uma palestra voltada aos servidores da instituição no auditório da Sede Administrativa. No mesmo dia, também foi feito o recebimento de materiais recicláveis e os membros do programa concederam entrevista à TV Anhanguera e à Rádio Unitins FM, reforçando a conscientização e dando mais visibilidade à causa.
Palestra na Sede Administrativa tem grande adesão dos servidores (Foto: Lourranny Parente/Dicom Unitins)
Coordenado pela professora doutora Thaysi Castro Coelho Andrade, do colegiado de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas, as ações contínuas tem foco na reciclagem e responsabilidade ambiental. “O programa Unitins Recicla fala sobre a importância de promover reciclagem e a conscientização das pessoas sobre a necessidade de estarmos sempre em busca de separar o lixo de maneira adequada. Esse ano a Semana Mundial tem o foco na redução dos resíduos plásticos, buscando assim reduzir a produção de plásticos e trazer as práticas sustentáveis para a nossa vida”, destacou a professora Thaysi.
“A Unitins tem ações durante todo o ano, ações contínuas sobre a conscientização e reciclagem como spot nas rádios, lista de transmissão de e-mails para todos os acadêmicos e servidores, então é importante essa ação de educação dentro do programa. No mês de junho às nossas ações foram intensificadas para que possamos trabalhar a Semana Mundial do Meio Ambiente, então além das nossas ações contínuas, estamos conversando com os alunos e passando orientações dentro da sala, chamando todos para participarem sendo voluntários e fazendo a sua parte”, explicou a coordenadora do Programa de Educação Ambiental TO na Trilha, professora Márcia Rezende.
Márcia também ressalta a facilidade que a comunidade acadêmica tem ao estar perto de ecopontos de coleta. “Em Palmas nós temos 40 ecopontos e dois estão na Unitins, um no Câmpus Palmas e outro na nossa Sede Administrativa. Essa ação, na Semana Mundial de Meio Ambiente busca, além de conscientizar nossos acadêmicos e professores, tem a intenção de mostrar que aqui pertinho, do nosso lado, tem um ecoponto e que eles podem trazer seus recicláveis de suas residências e fazer o descarte correto dos materiais plásticos ou outros materiais que são recolhidos aqui na Unitins”.
Ao todo, as ações presenciais da Semana do Meio Ambiente alcançaram 347 pessoas, sendo 245 acadêmicos e 102 servidores. A coordenadoria do Unitins Recicla destaca que o programa tem caráter contínuo e está de portas abertas para o recebimento de recicláveis durante todo o ano.
Com iniciativas como essa, a Universidade Estadual do Tocantins reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a formação de uma consciência ambiental crítica entre seus estudantes, servidores e a sociedade.
Unitins FM divulga as ações de reciclagem e conscientização ambiental (Foto: Lourranny Parente/Dicom Unitins)