A Diretoria de Relações Internacionais (Drint) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está divulgando oportunidades de intercâmbio nas modalidades virtual e presencial. Trata-se do projeto da Iniciativa Latino-americana para a Internacionalização da Educação Superior (Inilat), que consiste numa rede de instituições de Ensino Superior da América Latina que promove a mobilidade acadêmica entre os países membros, visando fortalecer a integração regional através da educação superior, promovendo a internacionalização e a troca de conhecimentos entre as instituições participantes. Este programa facilita a mobilidade virtual e presencial de estudantes entre universidades dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
A professora Maria Lohana Siqueira, da Drint, explica que “os interessados deverão analisar as universidades, os cursos e mobilidades disponibilizadas no catálogo e, após a escolha, preencher o formulário de inscrição, devendo informar a universidade escolhida, o curso escolhido, o tipo de mobilidade e a data limite de postulação conforme informação que está no catálogo, e anexar em PDF as cópias dos documentos pessoais, histórico acadêmico, caso seja estudante, comprovante de vínculo para docente ou administrativo, e passaporte, caso a opção seja por mobilidade presencial”. Acesso o catálogo aqui.
Maria Lohana informa, ainda, que na quarta-feira, 21, às 15h, será realizada uma reunião, via Google Meet, para falar sobre os programas de intercâmbio disponíveis, Inilat e Pila. "O objetivo, os requisitos e a quem se direciona; e como podemos auxiliar os estudantes a conseguirem participar dessas oportunidades”.
“É uma parceria já antiga da Unitins, consolidada, então os alunos podem confiar. Nós já tivemos alguns intercâmbios que surgiram no virtual e depois acabaram se materializando no presencial também. Eu incentivo para que todos participem, que entre em contato com a Drint, entre em contato com as nossas professoras, converse, conheçam as oportunidades. No intercâmbio virtual, os estudantes muitas vezes acham que não tem tanta graça, que não é a mesma coisa do presencial, mas o certificado que você recebe e o registro que fica no seu histórico acadêmico é o mesmo. E, além disso, as aulas costumam ser de alto nível. Todas as experiências que tivemos foram muito positivas. Vale a pena os estudantes buscarem fazer”, destacou a diretora de Relações Internacionais da Unitins, professor doutora Patrícia de Aquino Prudente.
Todas as informações relacionadas a instituições, cursos, tipos de mobilidade e oferta, idiomas, prazos, estão disponíveis no catálogo. Para se inscrever, os interessados devem acessar aqui. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Drint pelo e-mail drint@unitins.br ou pelo telefone (63) 3901-4190.