Unitins reforça protagonismo na Agrotins 2025 e participa de projetos estratégicos para o desenvolvimento do Tocantins

Universidade se destaca em lançamentos, agendas institucionais e iniciativas de inovação lideradas pelo reitor Augusto Rezende durante a maior feira agropecuária da Região Norte

Andréia Fernandes Agrotins 2025 19/05/2025 17:32

Com forte presença institucional e protagonismo em pautas de desenvolvimento regional, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) teve participação estratégica na 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), realizada de 13 a 17 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. A agenda da Universidade foi marcada por articulações interinstitucionais e contribuições nas discussões sobre inovação, ciência, tecnologia e qualificação profissional.

Já no primeiro dia da Feira, 13, o reitor Augusto Rezende participou da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins que debateu, principalmente, as pautas com foco nas ações na área do agronegócio das instituições.  A presença do reitor fortalece os laços entre a Universidade e as entidades de fomento à inovação e ao empreendedorismo, abrindo portas para novas parcerias voltadas à qualificação técnica e ao desenvolvimento sustentável do estado.


Reunião do CDE Sebrae durante a Agrotins 2025 (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)


Na manhã da quarta-feira, 14, a Unitins e a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) realizaram, dentro da programação da Agrotins, o lançamento oficial do curso de Pós-graduação em Comércio Exterior, Direito e Gestão Internacional. O curso integra o projeto Capacito, do Governo do Tocantins, e foi concebido por meio de uma cooperação técnica entre a Unitins e a Sics. Na ocasião, o reitor Augusto Rezende entregou pessoalmente o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) ao secretário Carlos Humberto Lima. O edital de seleção dos candidatos deve ser publicado em breve, ampliando as possibilidades de formação profissional com foco no comércio internacional. Na ocasião participaram também da reunião a coordenadora do Projeto Capacito na Unitins, Cejana Borges e o coordenador pedagógico do Capacito, José Fernando Miranda e o coordenador do curso, Fernando José Ludwig.

Entrega do PPC da pós-graduação em Comércio Exterior, Direito e Gestão Internacional


Outro momento importante da agenda da Unitins na Agrotins foi a participação do reitor na reunião da Rede Deser, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), onde foram discutidas ações para fortalecimento da pesquisa científica. Na oportunidade, Augusto Rezende propôs a realização de uma Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada em Palmas, reunindo todas as instituições de ensino superior do Tocantins, com o objetivo de ampliar a visibilidade da produção acadêmica e científica do estado. Na ocasião, o reitor esteve acompanhado da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unitins, Ana Flávia Gouveia de Faria e da diretora de Fomento à Iniciação Científica, Flávia Barreira. 

Reunião no Pavilhão da Fapt da Rede Deser


“O espaço que conquistamos na Agrotins 2025 mostra o quanto a Unitins está alinhada aos grandes projetos de desenvolvimento do Estado. Essa é uma oportunidade de mostrar a força da nossa Universidade, especialmente no interior, e o papel estratégico que temos na formação de profissionais qualificados”, destacou o reitor Augusto Rezende.

A Agrotins 2025 também foi palco de debates e oficinas sobre políticas ambientais sustentáveis, como a oficina participativa sobre REDD+ Agro, iniciativa que visa conciliar produção agrícola com preservação ambiental, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins com práticas sustentáveis. A Unitins participou ativamente dessas discussões com a presença do reitor Augusto Rezende, da diretora de Fomento à Iniciação Científica, Flávia Barreira e do coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unitins, Thiago Magalhães de Lázari.


Reitor da Unitins Augusto Rezende e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lellis, durante evento REDE++



Parque Tecnológico de Palmas
Na quinta-feira, 15, durante a abertura oficial da Feira, a Unitins participou do anúncio feito pelo governador Wanderlei Barbosa, que decretou a aprovação do projeto de loteamento ALC-NO 13, localizado também na região norte de Palmas. A área, de propriedade do estado, será dividida em partes menores por meio do processo de microparcelamento, com o objetivo de viabilizar a implantação do Parque Tecnológico de Palmas. O espaço será dedicado ao desenvolvimento da tecnologia, pesquisa científica e empreendedorismo, em articulação com a Unitins e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

O reitor da Unitins destacou também a importância da retomada do projeto do Parque Tecnológico como um marco para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. “Para as universidades, esse novo passo na estruturação do Parque Tecnológico representa um avanço enorme. É um projeto criado há quase 15 anos, mas que estava adormecido e, agora, o governador Wanderlei Barbosa retoma, juntamente com a Fapt, no sentido de garantir um investimento de R$ 30 milhões para o Centro de Inovação, para a infraestrutura básica e também para o microparcelamento, onde as empresas poderão se instalar. Esse projeto se consolida como um ambiente de inovação, voltado para os pesquisadores, para o desenvolvimento de projetos e para a análise de cenários econômicos. Com muita alegria, parabenizamos o governador Wanderlei Barbosa por essa iniciativa, que cria um espaço essencial para a ciência, a tecnologia e a inovação”, reforçou o reitor Augusto Rezende.

Assinatura do projeto do Parque Tecnológico de Palmas durante a abertura da Agrotins 2025


Visitas Institucionais
A participação da Unitins na Agrotins também envolveu suas equipes técnicas, docentes e acadêmicos, que atuaram diretamente na Vitrine Agrotecnológica da Universidade com exposições, além do PodCast: “Unitins - Conexão Agro” que recebeu visitas de produtores rurais, estudantes, representantes de instituições parceiras e de autoridades como o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o secretário da Administração, Paulo César Benfica; o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; o secretário Extraordinário de Representação, Carlos Manzini; o deputado estadual Júnior Geo; a vereadora Karina Café e o superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Castro.


Visita do Secretário da Agrocultura e Pecuária, Jaime Café e vereadora Karina Café na Vitrine Agrotecnológica da Unitins



Vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Castro e reitor Augusto Rezende



Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima e reitor Augusto Rezende em entrevista ao podcast Unitins - Conexão Agro



Visita do deputado estadual Júnior Geo no estande da Unitins



Secretário Estadual da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres em visita ao estande da Unitins

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS