Palestra orienta acadêmicos sobre como ingressar no mercado de trabalho

A formação foi ministrada pelo gerente da TIMAC Agro Tocantins, Daniel Medeiros, que deu dicas sobre o setor profissional

CYARLA BARBOSA NASCIMENTO Agrotins 25 anos 16/05/2025 15:40

O palestrante abordou temas como a elaboração de currículos e comportamento em entrevistas (Fotos: Cyarla Barbosa/Dicom Unitins)


A formação acadêmica está entre um dos principais objetivos do desenvolvimento de atividades na Vitrine Agrotecnológica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que marca presença na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos). No estande da Unitins, a comunidade acadêmica apresenta trabalhos e participa de formações voltadas para o mercado de trabalho. 

Um exemplo foi a palestra ministrada pelo gerente da TIMAC Agro Tocantins, Daniel Medeiros, com o tema “Como ingressar no mercado de trabalho. O que devo ter?”. O momento ocorreu no auditório e contou com a participação ativa dos acadêmicos. Durante a conversa, o palestrante destacou quais são os critérios para conquistar um espaço no setor profissional. 

“Primeiro agradeço o convite da Unitins. Para mim é uma satisfação enorme estar aqui. O início do bate-papo do dia começou falando sobre o propósito pois, nessa fase final do curso nós sabemos que há muitas dúvidas sobre o que fazer. ‘Terminei a graduação e agora, o que eu faço?’. Então, falei um pouco sobre o propósito, como que os alunos se identificam e como eles se prepararem para ingressar no mercado de trabalho. Também apresentei algumas dicas de como elaborar currículo, se comportar na entrevista, sobre investimentos e como se desenvolver na carreira estando em uma empresa”, comentou o gerente da TIMAC Agro Tocantins, Daniel Medeiros.   

O gerente mencionou ainda que contar um pouco de sua história durante a palestra é uma satisfação. “Tenho muita satisfação em falar sobre esse assunto, porque comecei minha jornada com 9 anos de idade. Meu primeiro emprego formal, vamos dizer assim, foi aos 14 anos na primeira turma de jovem aprendiz do estado do Tocantins. Atualmente, tenho 12 anos de experiência com gestão, me sinto muito feliz em poder compartilhar um pouco da minha jornada e poder contribuir com os jovens do estado de Tocantins”.  

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS