A edição de abril da Revista Extensão da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) traz um dossiê (Volumes I e II) com projetos apresentados em edições anteriores da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), dentre outros trabalhos com temáticas diversas. As edições foram organizadas pelas professoras doutoras Kyldes Batista Vicente e Alessandra Ruíta Czapski e a professora mestre Andreia Luiza Dias.
O dossiê conta com dois volumes e com 15 manuscritos em cada um. Os textos discorrem sobre práticas extensionistas variadas de instituições públicas e privadas de ensino superior no Brasil. O dossiê está disponível na página da Revista Extensão e pode ser acessado neste link.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Kyldes Batista Vicente, conta que os dois volumes contêm relatos de experiências e artigos de extensão. “Os artigos publicados são tanto da Unitins quanto de convidados e possui temáticas múltiplas, além do agro. Estamos aproveitando a Agrotins para divulgar outros projetos e trabalhos que tem intersecção com o impacto social”.
A professora Kyldes revelou que os projetos apresentados nesta edição da Agrotins também já estão no radar para serem divulgados, seguindo o sistema de avaliação e normas de submissão da revista.
“Temos muito orgulho da Revista Extensão, essa revista é uma vitrine dos projetos que são desenvolvidos na extensão dentro dos cursos presenciais e a distância ofertados pela Unitins, ficamos muito felizes de poder divulgar essas experiências exitosas dentro da Unitins”, afirmou a pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruíta Czapski.
A publicação da Revista Extensão é quadrimestral e tem Qualis B1.
Sistema de Avaliação
Os artigos submetidos à Revista Extensão serão inicialmente avaliados quanto à adequação à política editorial e às normas de formatação e, em seguida, enviados para pareceristas, que podem ser membros do Conselho Editorial ou do Comitê Científico ou pareceristas ad hoc. Quando a maioria dos pareceres são positivos, o autor é informado de que seu artigo será publicado; caso haja sugestões de mudanças no artigo, elas também são enviadas ao autor. Caso os pareceres sejam em sua maioria negativos, o artigo pode ser rejeitado. Em todos os casos a decisão final cabe ao Conselho Editorial da revista. Durante todo o processo é garantido o anonimato dos autores de trabalhos submetidos para que as avaliações não sofram nenhum tipo de influência externa. Também é assegurado o anonimato dos pareceristas.