Presente na Vitrine Agrotecnológica, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins apresenta resultados positivos

Balanço das ações do NIT destaca o impacto das Empresas Juniores da Unitins e o alcance do #FalaNIT

Natália Rezende Agrotins 25 anos 16/05/2025 14:01

 Diretor do NIT, Jeferson Morais, e demais integrandes do Núcleo ao apresentarAm o #FalaNIT  (Fotos: Arquivo Pessoal)


Durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou a divulgação de suas Empresas Juniores com um estande voltado à apresentação de suas ações e serviços para a comunidade acadêmica e o público externo, o #FalaNIT.

O objetivo foi apresentar como o Núcleo propicia a cultura da inovação e do empreendedorismo, fortalecendo a interação entre a universidade e a sociedade. Uma das iniciativas levadas ao evento foi o #FalaNIT, projeto itinerante que percorre os cinco Câmpus da Unitins e outros setores da sociedade para informar sobre propriedade intelectual, ecossistemas de inovação e novas oportunidades para acadêmicos.

Um dos principais destaques do estande foi a participação das Empresas Juniores da Unitins. Criadas a partir do projeto “Conectando Ideias”, a iniciativa impulsionou o surgimento de ambientes inovadores na Instituição. O diretor do NIT, professor Jeferson Morais, e a coordenadora de Ambientes de Inovação e Parcerias, Mylena Jacundá, idealizaram diversas ações estratégicas. As oportunidades oferecidas pelo Núcleo durante a maior feira de tecnologia agropecuária da região Norte do Brasil, reforçaram o compromisso do setor em promover o empreendedorismo, a criatividade acadêmica e a transformação social por meio da ciência e da inovação.

Uma das organizadoras das ações desenvolvidas pelo NIT foi a coordenadora de Difusão Tecnológica da universidade, Priscila Cardoso. Segundo ela, a receptividade das comunidades acadêmica e externa foi positiva. “Muitos acadêmicos desconheciam as oportunidades oferecidas pelo NIT e, ao entrarem em contato com os projetos, demonstraram interesse em participar. O Núcleo espera ampliar ainda mais suas ações nos demais Câmpus, fortalecendo a formação de profissionais mais preparados, criativos e empreendedores”, revelou.

Estudantes e proprietários das Empresas Juniores também estiveram presentes na Vitrine Agrotecnológica da Unitins na Agrotins, compartilhando com o público experiências práticas e incentivando a criação de novas iniciativas dentro da universidade. A proposta deseja que os alunos possam empreender ainda na graduação, adquirindo e desenvolvendo habilidades para o mercado profissional do Tocantins, Brasil e do mundo.

NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) promove o desenvolvimento econômico de ações no Estado do Tocantins, apoia e estimula a produção de conhecimento por meio de ações de sensibilização, projetos e editais, proporcionando um ambiente favorável ao empreendedorismo, à inovação e ao crescimento econômico sustentável que isso acarreta.

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS