Lançamento ocorreu no auditório da Vitrine Agrotecnológica da Unitins (Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)
Para incentivar o aproveitamento culinário do Pequi, fruta típica do Cerrado, os acadêmicos do curso de Tecnoloiga em Gestão do Agronegócio que integra o Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado) lançaram nesta sexta-feira, 16, a cartilha “Sabores do Pequi: técnicas de preparo e processamento”. A programação ocorreu na Vitrine Agrotecnológica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha.
O guia reúne 19 receitas que levam o Pequi em seu preparo. Dessas, 12 são pratos salgados e 7 pratos doces. A cartilha é resultado do Projeto Extensionista III do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Polo de Colméia e foi construída pelos acadêmicos do 5º período.
A coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Daisy Parente, explicou que a produção também é uma resposta a uma demanda da própria comunidade. “Colméia fica próximo ao município de Pequizeiro, onde há abundância de pequi. Durante nossas ações de extensão, os acadêmicos identificaram como problemática a necessidade de trabalhar essas informações e técnicas de preparo e processamento da fruta, já que se tem matéria-prima em abundância, mas a população não sabia o que fazer com isso”, observou.
Evento contou com a participação dos acadêmicos do Polo de Guaraí e Colméia
Além de promover a aproximação entre a Universidade e a comunidade, o guia se propõe a disseminar conhecimentos sobre as características do pequi, bem como seu aproveitamento culinário. O resultado disso é a valorização dos recursos naturais regionais, que são de fácil acesso e fazem parte da cultura tocantinense.
Todas as receitas foram desenvolvidas pelos acadêmicos e a confecção do guia durou um ano. Posteriormente, foram realizadas oficinas nas cidades de Colméia e Pequizeiro para a apresentação das receitas para as comunidades. “Foram testadas novas possibilidades de receitas para que a população pudesse incrementar a própria alimentação, utilizar no dia a dia e empreender”, completou Daisy.
A acadêmica Beatriz do Vale, que participou da produção do guia, ressaltou que “ao analisarmos as características do nosso município, identificamos que muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social estavam conduzindo uma 'economia invisível'. Ou seja, possuíam produtos que a natureza lhes oferecia, como frutas locais, mas que eram comercializados in natura, sem agregar valor ou serem devidamente reconhecidos no mercado. Esse cenário resultava em perdas econômicas tanto para os produtores quanto para o município, além de comprometer a qualidade dos produtos”.
Na cartilha estão disponíveis receitas tradicionais como o arroz com pequi e a costela com pequi, mas também receitas menos conhecidas como a geleia e o bolo de pequi. O guia foi publicado pela Editora Unitins e está disponível gratuitamente neste link.
Organizadores
Janaína da Mota Marinho
Phelipe Luiz Damasceno Araújo
Viviane de Araújo Leal
Neila da Silva Oliveira
Daisy Parente Dourado
