Projeto oferta produtos e serviços de empreendedoras de Campos Lindos

Cerca de 50 mulheres participaram do projeto formando uma rede de apoio, trocas, aprendizados e conexões

Natália Rezende Agrotins 25 anos 15/05/2025 12:58

Projeto extensionista Ellas Protagonistas promove vendas e exposição de produtos das empreendedoras de Campos Lindos (Fotos: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


Os visitantes da Vitrine Agrotecnológica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) estão conhecendo o projeto de  extensão "Ellas Protagonistas" durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos). O objetivo do projeto, vinculado ao curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado), é promover o desenvolvimento e o fortalecimento do empreendedorismo feminino em Campos Lindos, polo em que é realizado a ação. Cerca de 50 mulheres já foram atendidas pelo projeto, formando uma rede de conexões e negócios. Produtos e serviços dessas empreendedoras estão sendo comercializados durante a Agrotins.

O projeto denominado Ellas Protagonistas nasceu com o propósito inicial de atender mulheres do Agronegócio. Entretanto, ao abrir as inscrições, percebeu-se um interesse ainda maior: mulheres de outros segmentos também quiseram participar, o que levou à ampliação do público atendido, desde quem já possui um negócio até quem deseja iniciar um.

A diversidade das mulheres empreendedoras também chama atenção. As 50 participantes atuam em diversas áreas, desde o setor de estética com salões de beleza, serviços de manicure e tratamentos de pele, até o ramo alimentício. Outro dado relevante é que mais de 40% das participantes formalizaram seus empreendimentos, após a inserção do projeto, reforçando a importância da Universidade no desenvolvimento regional do estado.

Embora o foco principal tenha sido o marketing, com oficinas práticas e palestras sobre estratégias digitais, o projeto também ofereceu conteúdos baseados nas demandas trazidas pelas próprias participantes. Foram realizadas palestras sobre autoestima com psicólogas, além de capacitações em gestão financeira e posicionamento de imagem.

Alunas, empreendedoras e a docente de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Polo de Campos Lindos, Laiza Gonçalves 


Segundo a tutora de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Polo de Campos Lindos, Laiza Gonçalves, a cidade não tinha feira livre. “Realizamos a 1ª Feira de Empreendedorismo Feminino com mais de 37 expositoras. Contamos com o apoio do Sebrae na formalização dos negócios e conduzimos uma pesquisa para avaliar os impactos. Muitas das empreendedoras relataram aumento nas vendas após aplicarem as técnicas de marketing e contabilidade aprendidas no projeto. Esse é um exemplo concreto de como a universidade, por meio da extensão, pode transformar realidades e fortalecer o protagonismo feminino”, reforçou.

Uma das responsáveis pelo Ellas Protagonistas é a acadêmica Amanda Borba. Para ela, o projeto de extensão identificou que diversas das mulheres já atuavam como empreendedoras, mas não se reconheciam dessa forma. “Ao longo do processo, passaram a se ver como protagonistas da própria vida, com mais conhecimento sobre seus negócios e consciência de seus direitos enquanto empreendedoras”, destacou a acadêmica de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

ODS

O Ellas Protagonistas contribui diretamente para a equidade de gênero, um dos pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que a Unitins busca cumprir. O empreendedorismo se mostra uma ferramenta poderosa para promover oportunidades e autonomia para as mulheres.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS