Unitins se destaca entre as IES que ofertam os melhores cursos na área do agro (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) segue entre as melhores instituições de Ensino Superior da região Norte do Brasil. Dessa vez, a Unitins se destaca na oferta de cursos voltados para o agro. Conforme os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgados nesta sexta-feira, 11, a instituição possui, no estado, o melhor curso de Engenharia Agronômica, com conceito 4, e o melhor curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, com o conceito 3.
Os números, referentes às notas do exame aplicado no ano de 2023, mostraram que o curso de Engenharia Agronômica ofertado no Câmpus Palmas subiu em todos os indicadores resultando na colocação mais alta entre instituições do estado. Além disso, dos 39 cursos de Tecnologia em Gestão do Agronegócio avaliados em todo o país, o ofertado no Câmpus Paraíso se posiciona entre os dez melhores, ocupando a 9ª posição; em relação aos cursos ofertados por instituições públicas, a graduação sobe para o 4º lugar.
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, comemora os avanços. “Continuamos nos mantendo com bons índices, nos consolidando como uma universidade que oferece uma formação muito boa, com destaque para o curso de Engenharia Agronômica, melhor curso do estado. É um curso com quadro de professores muito capacitado, poossui um complexo laboratorial e de atividades práticas muito bons e isso reflete no processo formativo do acadêmico. O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio no Vale do Araguaia teve a primeira turma fazendo o Enade e já alcançou o conceito 3, sendo um dos melhores do país. Mais uma vez a Unitins se coloca como uma das instituições de maior crescimento do estado do Tocantins e região norte do país”, frisou o reitor.
A pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruíta Czapski, destaca o bom trabalho feito por todos os envolvidos no processo. “Parabenizo as coordenações dos dois cursos, os docentes, todos que fazem parte dos colegiados e que essa nota seja comemorada porque é uma vitória para toda a nossa universidade”.
Acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio/Câmpus Paraíso em campo experimental (Foto: Natalia Rezende/Dicom Unitins)
Conquista
“Temos um colegiado composto por vários professores que possuem sentimento de pertencimento e se envolvem e se comprometem com as demandas da coordenação e da gestão que precisamos fazer com foco na melhoria dos nossos índices. O curso de Engenharia Agronômica da Unitins é o único com conceito 4 do estado, isso significa que nós temos cumprido o que a Diretriz Curricular Nacional exige enquanto IES. Essa nota evidencia que nós estamos no caminho certo, que as nossas rotinas funcionam e que nós temos conseguido construir o conhecimento pleno, integral, completo aos acadêmicos”, relatou o coordenador do curso de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas, professor Thiago de Lázari.
A coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, professora Juliana Maria de Paula, afirma que é um imenso orgulho celebrar a conquista da nota 3 já no primeiro Enade do curso. “Esse resultado vai muito além de um número, simboliza a dedicação, o esforço e o comprometimento de todo o corpo docente e de nossos alunos que, diariamente, se empenham para elevar o nível do ensino e transformar a experiência de aprendizagem. O curso tem sido um pilar fundamental no preparo de profissionais capazes de inovar e impulsionar o setor, promovendo sustentabilidade e competitividade em um mercado tão essencial para nossa economia”, completou a coordenadora.
Os coordenadores agradeceram ainda toda a equipe dos seus respectivos colegiados, acadêmicos, equipe da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI) e de gestão da Unitins.
Conforme a diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional da Unitins, professora Arlenes Delabary Spada, a evolução nos indicadores demonstra o quanto um trabalho sério, comprometido e engajado resulta em bons frutos. “De forma especial, gostaria de falar sobre o Conceito Preliminar do Curso (CPC) que considerou o avanço na nota do Enade, o conhecimento agregado ao longo da trajetória acadêmica do aluno e a sua percepção sobre nossa organização didático-metodológica, infraestrutura e ampliação de oportunidades profissionais. Mas, também, ponderou a formação dos nossos docentes, sua capacidade de pesquisa e seu conhecimento acerca do mundo do trabalho. Aumentar esse indicador diz muito sobre a excelência dos serviços educacionais prestados pela Unitins e reforça a frase “é pública e de qualidade!”, comemorou.
Acadêmicos de Engenharia Agronômica durante exposição de projeto na Agrotins 2024 (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)