Acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio lideram reabertura da Feira Municipal em Campos Lindos

O local estava fechado há cinco anos, desde a pandemia, e a reinauguração da Feira está prevista para o dia 26 de abril

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Extensão 11/04/2025 11:43

Reunião com acadêmicos da Unitins, produtores e Prefeitura de Campos Lindos (Foto: arquivo pessoal)


O projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) tem fortalecido as regiões em que está presente. Um exemplo da transformação social que a Unitins tem gerado é a cidade de Campos Lindos. Acadêmicos e docentes do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio conseguiram, por meio de parceria com a Prefeitura e produtores locais, reativar a Feira do município, que estava inativa desde a pandemia, há cinco anos. A reinauguração acontece no dia 26 de abril.

A decisão foi definida em reunião realizada nesta terça-feira, 8, na Associação Planalto, com a presença de acadêmicos, produtores e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Pereira Resplandes. Além da retomada da comercialização no espaço, ficou estabelecida a oferta de oficinas, palestras e treinamentos gratuitos para os feirantes, ministrados pelos estudantes da Unitins.

Segundo a professora Laiza Gonçalves de Oliveira, os acadêmicos, com apoio dos tutores, serão responsáveis pela gestão administrativa da feira. “Vamos auxiliar na precificação, marketing e também oferecer capacitação sobre atendimento e outros temas pertinentes à atividade”, explicou.

A professora destacou ainda a receptividade dos produtores e o impacto positivo da iniciativa. “As pessoas nos acolheram bem, acreditaram na parceria e estão muito animadas para a volta da feira. Isso facilita o acesso aos produtos locais e estimula a diversificação da produção”, afirmou.

A acadêmica Amanda Borba, envolvida diretamente no projeto, acredita que a feira vai beneficiar toda a comunidade. “Espero que movimente a economia local, seja mais uma fonte de renda para os pequenos produtores e que tenhamos alimentos de qualidade com mais frequência em nossas mesas”, desejou.

“A presença do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio em Campos Lindos tem contribuído diretamente para o desenvolvimento local, ao promover conhecimento técnico, incentivar o empreendedorismo e fortalecer parcerias com a comunidade. A reativação da feira é um exemplo concreto de como a universidade pública pode gerar impacto social positivo e ampliar as oportunidades para os pequenos produtores da região”, destacou a coordenadora do curso, professora Daisy Parente.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, professora Kyldes Batista Vicente, reforça o papel da extensão. “Iniciativas como essas trazem uma ação pontual e efetiva para o município. É bastante importante para o município e para a Unitins, no sentido de que há transformação local e, ao mesmo tempo, a vivência prática para os nossos alunos. Para nós, da extensão, isso é um grande avanço, porque os alunos percebem realmente o seu papel na sociedade”, concluiu.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS