Com o intuito de aprofundar os conhecimentos no desenvolvimento das plantas de melancia, quatro acadêmicos bolsistas (Pibiex) do polo de Guaraí do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Projeto de Interiorização Universitário (TO Graduado) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizaram visita técnica na fazendo Água Branca, localizada na cidade de Tupirama. A ação faz parte da disciplina Projeto Extensionista II.
Kleo Soares, Jaciara Chaves Ramos, Ralff Pereira Noleto e Allef Borges foram os bolsistas que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura da melancia em uma grande produtora e, ao longo do caminho, também conheceram mais acerca de outras plantas, como milho, feijão e amendoim.
“Foi um momento muito enriquecedor, os produtores nos receberam de forma muito aberta e atenciosa. Vivenciar a experiência na prática valeu à pena, mesmo com todas as dificuldades. O aprendizado é o que permanece”, relatou a acadêmica Kleo.
O professor Ivanor Giacomini explicou que o objetivo das visitas foi avaliar o desenvolvimento vegetativo das plantas de melancia, que é o foco do projeto dos acadêmicos. “A propriedade rural RR Produtiva é a maior empresa produtora de melancia irrigada por gotejamento do Brasil, levar os bolsistas para ter essa experiência foi uma grande oportunidade para aprofundarem seus conhecimentos e também conversarem com produtores”, destacou.
“A visita técnica proporciona uma vivência essencial aos nossos acadêmicos, conectando teoria e prática. É nesse contato direto com o campo que eles consolidam o aprendizado. Estamos muito felizes com o engajamento e os resultados alcançados”, frisou a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, professora Daisy Parente.