Egressas da Unitins e diretor de Câmpus são aprovados em curso de pós-graduação ofertado pela Defensoria Pública

Pós-graduação sobre Acesso à Justiça e Vulnerabilidade busca fortalecer o compromisso com os Direitos Humanos e o acesso à justiça

GIULIA MOREIRA GALVÃO Câmpus Palmas 10/04/2025 11:59

 

Egressas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e o diretor do Câmpus Palmas, professor Ulisses Franklin Cunha, foram aprovados no curso de pós-graduação lato sensu “Acesso à Justiça e Vulnerabilidade”. A formação é promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) do Estado do Tocantins e visa fortalecer o compromisso com os Direitos Humanos e o acesso à justiça por meio de uma abordagem teórico-metodológica aprofundada.

As egressas Camila Gomes e Samyla Mesiara são formadas em Serviço Social/Câmpus Palmas, enquanto Izabela Arantes concluiu o curso de Direito também na unidade. A aprovação das ex-alunas evidencia o comprometimento da universidade com a formação crítica e cidadã de seus estudantes, voltada para as necessidades sociais e para o fortalecimento das políticas públicas.

Formada pela Unitins em 2025, Camila foi aprovada como soldado da Polícia Militar do Tocantins, em 2022, e, posteriormente, como Analista Educacional Assistente Social, em 2025, no final da graduação, na Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed Palmas) e destaca que sua atuação na área da segurança pública tem sido guiada pelos princípios do Serviço Social. “Na Unitins, me apaixonei pela atuação do Serviço Social dentro do Sistema de Justiça. Essa pós-graduação representa exatamente o que venho buscando: aprofundar minha prática para garantir que os direitos sejam efetivamente acessíveis às pessoas que mais precisam e, para mim, representar a universidade na Defensoria Pública, como pós-graduanda, é motivo de orgulho porque carrego comigo a formação pública e de qualidade que recebi. A instituição foi essencial para minha construção ética, crítica e profissional. Todos os meus passos - no Judiciário, na segurança pública, na educação e agora nessa especialização - têm a marca da universidade que me formou”.

Samyla Mesiara compartilhou, com entusiasmo, a sua aprovação no curso. “Acredito que essa pós-graduação representa mais um passo importante na minha trajetória profissional, especialmente por acreditar no poder do conhecimento como ferramenta de transformação social. Dessa forma, permitirá o aprimoramento da minha atuação como assistente social diante as realidades de populações em condição de vulnerabilidade, bem como fortalecer o compromisso com a viabilidade de defesa dos direitos humanos”.

“Atuo na 1ª Defensoria Cível de Miracema do Tocantins e essa especialização tem sido uma virada de chave na forma como eu entendo as questões e enxergo as questões do direito. Isso porque, ao mesmo tempo que a pós é voltada para o acesso à justiça, também é uma pós interdisciplinar, ou seja, há uma troca de informações com pessoas de diferentes cursos. E esse olhar de diferentes profissões contribui muito na minha forma de pensar, ver o direito e como eu posso melhorar todos os dias. Como assessora da Defensoria, nós lidamos com as mais variadas formas de vulnerabilidade, então, os usuários, quando nos procuram, não estão buscando apenas aquela demanda jurídica. Há muitas questões inerentes ao ser e à posição vulnerável que aquela pessoa está naquele momento. E, sem dúvida, uma qualificação dessa importância agrega valor e conhecimento para que possamos lidar com essas situações de uma forma mais eficiente e auxiliar um número maior de pessoas”, alegou Izabela Arantes, egressa do curso de Direito.

O Diretor do Câmpus Palmas, professor Ulisses, também aprovado no curso, reforça o vínculo da instituição com a formação continuada e com o compromisso social. Segundo ele, “enquanto gestor e pesquisador da área de recursos humanos, gênero e sexualidade, os conhecimentos adquiridos nessa especialização em acesso à justiça vem suprir uma lacuna na minha formação que é muito frágil no que se refere às questões do direito. E estar em sala de aula com ex-alunas da nossa instituição reforça o papel e a importância do ensino de qualidade que a Unitins oferta”.

Com foco na qualificação de membros, servidores da Defensoria Pública e da sociedade em geral, o curso tem como objetivo aprimorar a atuação profissional daqueles que lidam diretamente com situações de vulnerabilidade social. Ao promover uma educação em direitos humanos, o programa busca contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, fortalecendo a cidadania e a busca pelos direitos fundamentais.

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS