Acadêmica monitora durante aula do Pré-Vest Solidário (Foto: Reprodução/Pré-Vest Unitins)
O projeto de extensão Pré-Vest Solidário da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis está com inscrições abertas para a seleção de monitores voluntários. A iniciativa busca oferecer um curso preparatório gratuito para alunos da rede pública de ensino de Augustinópolis, voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o vestibular da própria Unitins. O período de inscrições vai até 4 de abril.
Cursando o 5º período de Medicina no Câmpus Augustinópolis, o acadêmico João Manoel Santos Lamounier ficou por um ano como monitor voluntário do Pré-Vest. Para ele, o projeto foi uma oportunidade para “melhorar minha oratória, ter um contato direto com a prática da docência e me aproximar mais da comunidade augustinopolina”.
Para quem deseja participar da seleção, João deixa um incentivo: “Participar como monitor do Pré-Vest é uma experiência única e interessante. Depois de tanto tempo como aluno na escola e no cursinho, foi intrigante estar nesse lugar de ‘professor’ [monitor]”, compartilha.
O Pré-Vestibular Solidário oferece uma preparação complementar para estudantes do Ensino Médio oriundos de escolas públicas da região. As aulas serão ministradas por acadêmicos da Unitins e abrangem conteúdos de disciplinas essenciais para o ingresso no ensino superior, como Português, Química, Biologia, História, Inglês e Redação.
João Manoel durante aula no Pré-Vest Solidário
Inscrições
Para se inscrever, os interessados devem enviar os seguintes documentos: ficha de inscrição, cópias de RG, CPF, comprovante de matrícula, carta de intenção e termo de compromisso voluntário. Não há taxa de inscrição, e a seleção será feita com base na carta de intenção dos candidatos e na análise de sua experiência nas disciplinas oferecidas pelo projeto.
O edital é destinado para acadêmicos de todos os cursos do Câmpus Augustinópolis, que terão a oportunidade de atuar como monitores do projeto durante os semestres acadêmicos de 2025/1 e 2025/2. Serão selecionados seis monitores voluntários. A carga horária das atividades será de 4 horas semanais, com encontros presenciais aos sábados, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Para garantir o certificado de participação, os monitores deverão comparecer a, no mínimo, 75% das atividades do projeto.
Outras experiências
A acadêmica do 7º período de Direito Ana Clara Barros, também, atuou por três anos como monitora do Pré-Vest Solidário. Para ela, a “experiência incrível” serviu para “reforçar meu próprio conhecimento, desenvolver habilidades importantes, como comunicação, paciência e métodos didáticos”. Ela complementou contando que “ao acompanhar o progresso dos alunos, percebi que, de alguma forma, estava contribuindo para a realização dos sonhos deles”.
E por falar em sonhos, o acadêmico de Direito Lucas Sobrinho, que também foi monitor do cursinho preparatório, lembrou que “foi muito gratificante poder contribuir diretamente para o futuro acadêmico de outras pessoas, ajudando-as a conquistar aquilo que um dia eu também almejei: um curso superior”.
E completa: “Se você tem interesse em compartilhar conhecimento e ajudar outras pessoas a alcançarem seus sonhos, ser monitor no Pré-Vest é uma oportunidade incrível”, concluiu Lucas.
Gerar oportunidades foi o que motivou o acadêmico de Medicina Ygor de Sousa a contribuir com o projeto. “É preciso pensar nas nossas motivações e em qual legado queremos deixar na universidade. Se você tem consciência da necessidade que muitos jovens possuem de alcançar seus sonhos na área acadêmica e sabe que muitos não possuem acesso igualitário para isso, deveria participar do projeto”.
Compromisso
Além da experiência pedagógica, os monitores selecionados receberão certificado ou declaração da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), validando sua participação no projeto. Os acadêmicos deverão estar comprometidos com as atividades do curso, cumprindo com as responsabilidades definidas, e garantir o acesso a recursos tecnológicos, como internet e computador, para as atividades online.
O resultado final será publicado no dia 4 de abril, com o início das atividades do projeto previsto para 5 de abril de 2025. Em caso de dúvidas, a coordenação do projeto está disponível para esclarecimentos através do e-mail andrea.pc@unitins.br.
Confira o edital completo neste link.