Unitins celebra protagonismo feminino no Vale do Araguaia

Exposição e apresentações culturais aconteceram nesta terça, 18, no Câmpus Paraíso

Natália Rezende Câmpus Paraíso 18/03/2025 13:06

Alunos e docente de Direito na exposição na Quadra Poliesportiva do Câmpus Paraíso (Fotos: Natália Rezende / Dicom Unitins)


Em celebração ao Mês da Mulher, o Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveu nesta terça-feira,18, uma exposição e momentos culturais. O evento foi organizado pela equipe diretiva do Câmpus, em colaboração com as coordenações dos três cursos – Ciências Contábeis, Direito e Tecnologia em Gestão do Agronegócio – além do apoio do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape). O objetivo foi evidenciar o protagonismo feminino e abrir espaço para mulheres empreendedoras da cidade e região do Vale do Araguaia.

A quadra poliesportiva estava repleta de cidadãos, autoridades, docentes, alunos, servidores da Unitins e demais membros das comunidades acadêmica e externa. Todos reunidos para prestigiar os produtos e serviços oferecidos por empreendedoras locais. Em cada espaço dedicado aos negócios femininos, era visível a satisfação das expositoras, que, com entusiasmo, apresentavam seu trabalho e celebravam a conquista da independência financeira, por meio de seu próprio trabalho.

 Dona Manelita Muniz na exposição vendendo seus geladinhos


Uma delas é a dona Manelita Muniz Santana, conhecida na cidade e nas redes sociais como “Tia Neli”, de 55 anos, e com uma trajetória marcada pelo trabalho como feirante desde a infância. Além de atuar no comércio local, ela participa ativamente da Associação dos Produtores Rurais (Afeipar) e integra outras organizações, como a Associação de Mulheres Empreendedoras de Paraíso e o grupo Mãos que Cultivam. Ela fez parte da exposição vendendo geladinho gourmet.

“Eu trouxe meus produtos para compartilhar aqui na Unitins e está sendo uma experiência maravilhosa, tudo muito bem organizado! Tenho meus geladinhos, que estão super fresquinhos e são de diversos sabores. Todos foram feitos com muito carinho, com a receita da minha mãe. Estou adorando essa oportunidade e muito feliz com a exposição”, finalizou dona Manelita.

Aluna do 1° período do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Keila Lopes da Silva, 35 anos, também contou que há oito anos empreende no ramo de polpas naturais. "Tenho uma chácara localizada entre os setores Interlagos e Milena, onde desenvolvo meu trabalho. Fiquei muito feliz com o projeto da Unitins, que abre espaço para as mulheres no Câmpus Paraíso, permitindo que apresentem e divulguem seus negócios. Essa integração é fundamental, pois fortalece o empreendedorismo feminino, impulsiona nosso trabalho e destaca a força da mulher no mercado", disse a empreendedora.

A aluna Keila Lopes do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio durante a exposição de polpas naturais


Cultura

Além da exposição de produtos e serviços nos setores de beleza, alimentação e artesanato, a exposição também contou com momentos culturais, valorizando a arte e a cultura de Paraíso.

O professor Oto Sabino, mestre em Krav Maga, conversou com o público sobre a importância da defesa pessoal para as mulheres. Durante a palestra, uma acadêmica de Direito demonstrou como as técnicas aprendidas nas aulas de defesa pessoal podem ser fundamentais para a proteção em situações de risco. O momento cultural também trouxe uma apresentação da aluna do curso de Direito Haylane Costa de Almeida, que declamou uma poesia sobre a experiência de ser mulher.

No período noturno, o Coral Canto, do Projeto Acolher da Secretaria de Assistência Social e Habitação, encantou o público sob a regência da professora Dorinha. O evento contou com a presença da coordenadora Adriana Dias e de Thais Helena Lima, secretária de Assistência Social, Habitação e da Mulher da cidade. Além disso, a escritora e poetisa Rosely Carmago emocionou o público ao declamar poesias que exaltam a força e a essência das mulheres.

Equipe diretiva do Câmpus Paraíso durante apresentação noturna da exposição 


Mulheres na gestão

A coordenadora de Ciências Contábeis, Patrícia Ribeiro, destaca a contribuição do curso ao incentivo e ao empreendedorismo e à gestão financeira sustentável. “A integração acadêmica fortalece o protagonismo feminino por meio de conhecimento técnico, capacitação e suporte às empreendedoras, além de promover networking e empoderamento. A participação de alunos e docentes reforça o papel da contabilidade na sustentabilidade dos negócios locais, beneficiando tanto a Unitins quanto a comunidade, com uma troca enriquecedora de experiências”, disse.

Conforme a coordenadora de Direito, Eduarda Mello, o curso participou de todas as etapas do evento Mulheres no Câmpus, em parceria com outras áreas e instituições, reforçando o compromisso com a valorização feminina. “Destacamos a iniciativa, em conjunto com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), de expor tapetes produzidos por custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas (UPFP). Evidenciamos a importância da ressocialização e do reconhecimento do trabalho dessas mulheres. Essa educação acadêmica fortalece o protagonismo feminino na Unitins e na sociedade, demonstrando a conexão entre educação e justiça na construção de um futuro mais igualitário”.

A coordenadora de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Juliana de Paula, destacou a contribuição ativa do curso na realização do evento, oferecendo suporte acadêmico. "O envolvimento fortalece o protagonismo feminino na Unitins e na comunidade, incentivando a liderança, a equidade de gênero e a participação das mulheres no Agronegócio, além de promover o desenvolvimento regional e a representatividade feminina".

Durante sua fala, a diretora do Câmpus Paraíso, Kênia Queiroz, destacou a importância de valorizar eventos como este. “É essencial reconhecermos nosso papel e nos posicionarmos como mulheres. Somos profissionais, mães, filhas e integrantes da sociedade, e devemos ocupar nosso espaço com respeito e igualdade. Não buscamos exclusão ou diferenciação, mas, sim, oportunidades justas. A mulher tem potencial e deve estar onde quiser”.

Público presente durante a exposição


 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS