Recepção de acadêmicos do semestre 2025/1 promove integração e acolhimento no Câmpus Palmas (Fotos: Arquivo pessoal)
Os calouros do semestre de 2025/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas, foram recepcionados com um momento que promoveu a integração dos novos acadêmicos e a reflexão sobre a vida universitária. Os encontros ocorreram nos dias 4 e 5 de fevereiro, no período matutino, para os cursos de Engenharia Agronômica, Pedagogia e Sistemas de Informação e no período noturno, para os cursos de Direito e Serviço Social.
O evento teve como principal objetivo promover a interação entre os calouros, destacando a importância do trabalho em equipe, da colaboração, da responsabilidade compartilhada e da interdependência no ambiente acadêmico. Além disso, os ingressantes puderam conhecer melhor os cursos oferecidos pela Unitins, as metodologias de ensino adotadas e a infraestrutura disponível no Câmpus Palmas.
Durante a recepção, estiveram presentes o Diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin Cunha, os coordenadores dos cursos, representantes dos Centros Acadêmicos e integrantes do Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape), a diretora de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Marcia Gurski, e a coordenadora de Assuntos Estudantis e Esporte, Dayane Nunes.
Diretor do Câmpus, Ulisses Franklin Cunha, apresenta o Câmpus Palmas para os calouros.
A diretora de Assuntos Estudantis e Esportes, Ana Marcia Gurski, afirma que a recepção aos calouros é um momento de integração entre os alunos dos cursos. “É um evento organizado com carinho pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, juntamente com o Diretor do Câmpus, coordenadores de curso, técnicos administrativos e entidades estudantis. Nesse momento podemos demonstrar a receptividade da nossa Universidade. A cada ano buscamos dinâmicas, com propósito de estimular a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe, da colaboração, da responsabilidade compartilhada e da interdependência no ambiente acadêmico”, destaca a diretora.
A coordenadora de Assuntos Estudantis, Dayane Nunes, reforça o empenho que as diretorias e pró-reitorias têm em proporcionar um ambiente acolhedor, onde os acadêmicos se sintam pertencentes e motivados a viver essa nova fase com entusiasmo e determinação. “Dar as boas-vindas aos nossos calouros é sempre um momento especial, e para mim tem um significado ainda maior por ser egressa dessa instituição. Sei o quanto esses primeiros contatos fazem diferença na trajetória acadêmica. A recepção é uma oportunidade para integrar os novos estudantes, apresentá-los à comunidade acadêmica e fortalecer seu vínculo com a universidade desde o início”. Durante o momento, Dayane também reforça que a universidade está sempre à disposição para apoiar os novos acadêmicos em todas as etapas, por meio das coordenações de cursos, pró-reitorias, diretorias, Nape e toda a estrutura institucional, dando destaque também as inúmeras oportunidades disponíveis, como editais de bolsas e auxílios que a Universidade oferece.
A responsável técnica pelo Nape, Gabrielly Cristiny, declara que “esse é um momento de integração com nossos alunos, eles conhecem um pouco da Universidade e das infinitas possibilidades de desenvolvimento dentro e fora dos muros da Unitins. É sempre um momento de muita alegria e satisfação receber nossos calouros”.
Integração
Um dos momentos marcantes do evento foi a dinâmica interativa realizada com os calouros, abordando temas essenciais como colaboração, integração social, valorização do trabalho em equipe, simbolismo acadêmico, responsabilidade coletiva e reflexão sobre desafios da vida universitária. A atividade proporcionou um espaço de aprendizado e compartilhamento de experiências, reforçando a importância do engajamento dos estudantes desde o início da trajetória acadêmica.
O Diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin, ressaltou a relevância do evento e das dinâmicas de integração. "A recepção dos calouros é um momento essencial para acolher os novos acadêmicos e orientá-los sobre a trajetória que estão iniciando. As dinâmicas de integração são fundamentais para estimular o trabalho em equipe e a interação entre os estudantes, promovendo um ambiente acadêmico mais colaborativo e acolhedor", destacou.
A recepção dos calouros no Câmpus Palmas reafirma a missão da Universidade com a formação de seus estudantes, proporcionando um ambiente acolhedor e benéfico ao crescimento acadêmico e pessoal. Os novos alunos são incentivados a trilhar uma jornada de aprendizado baseada na colaboração e no comprometimento.
Acadêmicos durante dinâmica de integração