Professor da Unitins representa a Unesco Chair in Creative Economy and Public Policy em Fórum na Europa

O fórum em Lisboa marca o início de diálogos e colaborações entre cátedras e programas da Unesco em três países da Iberoamérica

Ceila Menezes Internacionalização 03/02/2025 09:20

O professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Dianópolis Dr. Jorge Leal da Silva, do colegiado de Administração, foi uma das vozes brasileiras no 3º Fórum Nacional da Rede Unesco, realizado em Lisboa, Portugal. A participação do professor, que atua como representante da Unesco Chair in Creative Economy and Public Policy, está em linha com Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, que busca fomentar parcerias para a implementação dos objetivos globais.

3º Fórum Nacional da Rede UNESCO, aconteceu em Lisboa, Portugal (Fotos: Divulgação)


Durante o evento, o professor destacou a relevância da participação em fóruns internacionais como uma estratégia eficaz para promover ações coletivas dentro da Unesco Chair. Um dos principais focos da cátedra é a gestão e governança de políticas públicas, e a iniciativa do professor foi incentivada pelo Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O fórum em Lisboa marca o início de diálogos e colaborações entre cátedras e programas da Unesco em três países da Iberoamérica, que têm contribuído efetivamente para a diplomacia acadêmica em territórios múltiplos, a exemplo do Brasil, onde aconteceu o V Seminário Internacional Cátedra da Unesco voltado para políticas culturais e gestão com objetivo de lançar propostas para o Mundiacult 2025. Já no Chile foi realizada uma visita ao Escritório de Representação da Unesco, com a proposta de promover aproximações entre os programas das Cátedras e as cidades criativas da Unesco. Enquanto em Portugal, o professor da Unitins, Jorge participou de mesas-redondas que abordaram temas como "Forças, desafios e oportunidades" e "Da teoria à ação, do local ao global", com discussões que permitiram uma visão ampla das iniciativas em andamento nas cidades e universidades portuguesas, além de abrir portas para futuras colaborações.

O professor agradeceu os anfitriões do evento


O professor expressou sua gratidão pelo apoio recebido da Unitins, no incentivo a participação ativa dos docentes em discussões internacionais, agradeceu ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpq) e à Fapemig pelo suporte aos projetos da Rede coordenada por Emmendoerfer. “Participar de fóruns internacionais é fundamental para a troca de conhecimentos e experiências que enriquecem nosso entendimento sobre políticas públicas e economia criativa. A colaboração entre instituições é o caminho para potencializar ações que impactem positivamente nossas comunidades. Estou honrado em representar a Unesco Chair in Creative Economy and Public Policy e em contribuir para diálogos que visam a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, enfatizou agradecendo também os anfitriões do evento, Lia Calabre (Casa Rui, Brasil), Francisco Miguens Campos (Chile) e Rita Brasil de Brito (Portugal), que contribuíram para o sucesso das interações e debates realizados.

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS