Unitins convoca aprovados no Vestibular 2025/1 para Junta Médica e Bancas de Heteroidentificação

Candidatos aprovados nas cotas para PCDs e pretos e pardos devem passar por procedimentos de comprovação

Lourranny Parente GRADUAÇÃO 23/12/2024 20:00


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou, nesta segunda-feira, 23, o Edital de Convocação para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos e para a comprovação dos candidatos com deficiência (PCDs) aprovados e classificados no Vestibular 2025/1. 

Os candidatos convocados devem verificar as datas e horários das bancas na página do certame, disponível no Portal da Unitins.

Bancas de Heteroidentificação 

Conforme previsto no edital do Vestibular, foram convocados os candidatos aprovados e classificados até três vezes o número de vagas disponíveis em cada curso, desde que tenham optado por concorrer dentro do sistema de reserva de vagas para pretos ou pardos. Esses candidatos deverão passar pelo procedimento de comprovação da autodeclaração, cuja participação é obrigatória. A ausência na avaliação resultará em eliminação do processo seletivo.

O processo de heteroidentificação segue o disposto na Lei Estadual nº 3.458/2019, que regulamenta a reserva de vagas no âmbito das instituições estaduais do Tocantins. As bancas de heteroidentificação, por sua vez, são compostas por membros da Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial do Vestibular Unitins, integrada por docentes, técnicos-administrativos e representantes da comunidade externa.

As bancas de heteroidentificação serão realizadas de forma on-line, por videoconferência, utilizando a plataforma Google Meet. Seguindo o cronograma oficial do edital de convocação disponível na página do Vestibular. 

Procedimentos para pessoas com deficiência

Os candidatos aprovados nas vagas destinadas às pessoas com deficiência deverão comparecer à perícia presencial realizada por uma junta médica. Além dos documentos exigidos no edital, será necessário apresentar um relatório médico contendo um parecer descritivo elaborado por profissional da área, incluindo o código da deficiência, conforme os termos do Código Internacional de Doenças (CID).

A perícia médica dos candidatos com deficiência será realizada presencialmente, em conformidade com as datas e critérios definidos no edital de convocação.

Próximas etapas

Os resultados dos procedimentos de comprovação serão publicados posteriormente. Somente após essa etapa será aberto o período para solicitação de matrícula on-line para todos os candidatos aprovados.

Para mais informações, acesse os editais no Portal da Unitins.

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS