Acadêmicos de Sistemas de Informação apresentam resultados da disciplina extensionista “Empreendedorismo e Inovação” (Fotos: Giulia Moreira/Dicom Unitins)
Acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas apresentaram, nesta quarta-feira, 11, os resultados da disciplina extensionista “Empreendedorismo e Inovação”, ministrada pela professora Leandra Cavina. Os projetos desenvolvidos foram apresentados para os discentes no bloco C do Câmpus Palmas, e estiveram presentes a coordenadora de Incubadoras e Parcerias do Núcleo de Inovação Tecnologia (NIT), Mylena Costa Jacundá, e o diretor do Câmpus, Ulisses Franklin Cunha.
Matheus Nardi, aluno de Sistemas de Informação, afirma que o trabalho permitiu com que o grupo aplicasse os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em um contexto prático e real. “Durante este processo, tivemos a oportunidade de identificar problemas reais e propor soluções inovadoras, utilizando as ferramentas e metodologias que nos foram ensinadas. Desde a concepção da ideia até a sua implementação, cada etapa foi uma oportunidade de aprendizado e crescimento”.
O principal objetivo da disciplina é que os estudantes ofereçam serviços de assessoria a microempreendedores locais. Esse suporte inclui uma análise aprofundada do empreendimento, diálogo com os proprietários e sugestões de medidas para aprimorar aspectos específicos de seus negócios.
A coordenadora de Incubadoras e Parcerias do NIT, Mylena Costa Jacundá, declara que as propostas apresentadas possuem potenciais de impacto e são projetos inovadores, que trazem também a presença do protagonismo feminino. “Vemos uma turma que é muito plural, onde há muitas meninas também. Então, está bem alinhado ao papel social da universidade e trazendo sempre a importância do empreendedorismo. Enquanto Universidade, precisamos trabalhar sempre todas as ações, projetos e programas, partindo da premissa de que o conhecimento tecnológico, inovador e empreendedor deve ser continuamente incorporado dentro de todas as atividades da instituição, seja no ensino, pesquisa ou extensão. Ver que os alunos estão entrando no mundo das possibilidades que o empreendedorismo proporciona é gratificante, porque o empreendedorismo é uma ferramenta importante de desenvolvimento social, econômico e de transformação social. Fora as diversas possibilidades e oportunidades que o aluno tem de se desenvolver academicamente, profissionalmente e pessoalmente também. Foi muito legal estar aqui hoje, trazendo a importância do NIT estar inserido dentro desses processos”.
O principal objetivo da disciplina é que os estudantes ofereçam serviços de assessoria a microempreendedores locais.
“Essa entrega dos projetos prova que a universidade está cumprindo seu papel perante a sociedade, com projetos de relevância que fazem sentido para os problemas que temos lá fora. Isso abre possibilidades também de aproximação com o mercado de trabalho. Com provas do que foi elaborado, depoimentos de clientes que nós trabalhamos nos projetos e que realmente ficaram contentes e com o profissionalismo dos nossos acadêmicos, que trouxeram soluções que realmente agregaram para o negócio”, afirma a professora da disciplina e coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Leandra Cavina.
O diretor do câmpus Palmas, Ulisses Franklin Cunha, ressaltou que a iniciativa vai além do ambiente acadêmico, promovendo um impacto real na comunidade local. “O suporte dos nossos alunos envolve uma análise aprofundada dos empreendimentos, diálogos com os proprietários e a proposição de medidas para aprimorar aspectos específicos de seus negócios, como a gestão financeira, o marketing digital e a eficiência operacional. O valor da interação entre academia e sociedade contribui para a formação de profissionais mais completos e conscientes de seu papel social. Essa experiência proporciona uma visão mais ampla e prática do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local por meio do apoio direto aos pequenos empreendedores”.