Acadêmica de Serviço Social apresenta trabalho no 18° Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Serviço Social. (Foto: Arquivo Pessoal)
A acadêmica do curso de Serviço Social do Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Isadora Macêdo teve seu trabalho apresentado no 18º Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Serviço Social (Enpess), que ocorre em Fortaleza/CE, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2024. Com o tema “Relações de classe e raça-etnia no Brasil: desafios a uma formação profissional emancipatória no Serviço Social”, o trabalho, intitulado “Um olhar crítico e reflexivo para os movimentos sociais a partir das vivências adquiridas no Projeto Ciclo de Estudos”, trouxe uma contribuição significativa para o debate sobre a formação profissional na área.
O projeto apresentado por Isadora é fruto de sua participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Extensão (Pibiex) durante o ciclo 2023-2024, que teve como tema central “Movimentos Sociais, Política Social e Sociedade”. Através de uma abordagem crítica e reflexiva, o trabalho busca analisar a importância dos movimentos sociais na construção de uma prática profissional que promova a emancipação e a justiça social.
“Minha pesquisa se concentra nas intersecções de classe e raça, que são fundamentais para entender as desigualdades que ainda persistem em nossa sociedade”, explica Isadora. “A experiência adquirida no Projeto Ciclo de Estudos foi essencial para aprofundar minha compreensão sobre como essas relações influenciam a atuação do assistente social”.
A escolha de Isadora para apresentar seu trabalho no Enpess destaca a qualidade das pesquisas realizadas na universidade e o compromisso da instituição com a formação crítica e reflexiva de seus alunos. “O projeto de extensão Movimentos Sociais, Política Social e Sociedade teve como objetivo de criar um espaço de reflexão e troca de saberes entre a academia, comunidade e os movimentos sociais, buscando compreender e fortalecer as ações coletivas voltadas para a transformação social. O projeto de extensão finaliza com o relato de apresentação no 18º Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Serviço Social, que é um grande passo para a acadêmica e para sua formação”, comenta a professora orientadora Juraildes Barreira Nunes
O Enpess é um evento de grande relevância para o campo do Serviço Social, reunindo pesquisadores de todo o Brasil e de alguns países da América Latina. A participação da acadêmica representa não apenas um reconhecimento de sua pesquisa, mas também uma oportunidade de trocar experiências e dialogar com outros profissionais e acadêmicos sobre os desafios enfrentados na formação em Serviço Social.
Para o coordenador do curso de Serviço Social, Giovanni Bezerra, é com alegria e orgulho que a Coordenação celebra a participação da aluna no encontro. “Esta importante conquista de Isadora expressa a dedicação e compromisso de nosso colegiado com a formação de nossos discentes, mas também o reflexo do compromisso, dedicação e excelência que ela demonstra em sua trajetória acadêmica. A participação em um evento de tamanha magnitude, enriquece sua formação e leva o nome do nosso curso a um espaço de grande prestígio na área”, destaca o professor.