Construção do Câmpus Dianópolis chega a 60% de conclusão (Fotos: Ceila Menezes/Dicom Unitins)
A construção do Câmpus Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está avançando e, de acordo com o planejamento da Construtora Coceno, empresa responsável pela obra, a previsão é de que a unidade seja entregue no primeiro semestre de 2025.
Um sonho para a região Sudeste, a obra do governo do estado do Tocantins tem investimento de R$ 22 milhões e representa novas oportunidades para a comunidade. O Câmpus está sendo construído no Jardim Canadá, na saída para o município de Rio da Conceição, em uma área de 15 mil metros quadrados doada pela prefeitura, com anuência da Câmara Municipal.
Iniciada em outubro de 2023, a obra já está com 60% do projeto executado, com terraplanagem, limpeza do terreno, montagem da estrutura, fundação da edificação principal, concretagem da laje e do subsolo. Nesta quarta-feira, 11, professores e direção de Câmpus visitaram a obra que está em fase de reboco das paredes e reenquadramento das portas.
O pró-reitor de Administração e Finanças, Ricardo de Oliveira Carvalho, destacou o avanço da obra e falou sobre o cronograma de execução. “A execução da obra tem transcorrido dentro da normalidade e já demonstra resultados satisfatórios à Unitins e a todos que tem acompanhado de perto. Esperamos para 2025 a continuidade desse mesmo ritmo por parte da empresa contratada com os alinhamentos necessários, para que o prédio possa ser concluído no tempo proposto", afirmou.
Quando concluída, a estrutura terá 6 mil metros quadrados de área construída, com quatro blocos, somando 30 salas de aula, cada uma com capacidade para 42 alunos, além de quatro salas de orientação e atendimento aos acadêmicos, sala dos professores e toda a estrutura administrativa para atender a graduação, pesquisa e extensão.
Estrutura terá 6 mil metros quadrados de área construída, com quatro blocos, somando 30 salas de aula, cada uma com capacidade para 42 alunos
A estrutura contará ainda com laboratórios de informática, uma biblioteca com 200 metros quadrados, um auditório com capacidade para 150 pessoas, rampas de acessibilidade, cantina, pátio coberto e banheiros adaptados. O projeto seguiu os padrões arquitetônicos mais modernos, priorizando a acessibilidade e a sustentabilidade.
A obra possibilitará a ampliação de atendimento da Universidade, que hoje conta com três cursos noturnos: Administração, Ciências Contábeis e Direito. Com as novas instalações, a expectativa é que as matrículas cresçam de 850 alunos por ano para 1.500, além de possibilitar a abertura de novos cursos.
"A construção do Câmpus Dianópolis é um sonho para a região e representa novas oportunidades para a comunidade", destacou a diretora do Câmpus, Ana Felícia Cavalcanti Pires.
Professores e direção do Câmpus visitaram a obra nesta quarta-feira, 11
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destacou o compromisso da Unitins por meio do Governo do Estado com a região a partir desta obra que representa um novo momento para o Sudeste e falou sobre o andamento dos serviços, afirmando que a Unitins terá aula no Câmpus em agosto de 2025. “É importante esse avanço da obra. Claro que com esse período de chuvas a parte externa fica um pouco comprometida, mas a obra está avançando e a gente fica feliz com o cronograma que prevê a entrega do Câmpus no primeiro semestre de 2025 para iniciarmos as aulas neste período. É com essa expectativa que a gente trabalha. E isso vai possibilitar, além do conforto, a melhoria pedagógica com essa possibilidade de expansão. O Governo do Estado, assim como a Unitins, tem honrado os compromissos financeiros com a construtora e com o orçamento da Universidade, vamos entregar à comunidade acadêmica um Câmpus muito bonito e planejado, que vai atender não só a região Sudeste, mas todo o estado do Tocantins”, destacou.
Com as novas instalações, a expectativa é que as matrículas cresçam de 850 alunos por ano para 1.500, além de possibilitar a abertura de novos cursos