TO Graduado leva circuito interativo sobre conservação de nascentes para alunos do ensino básico

Atividade está vinculada ao curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Polo Colmeia

Ananda Portilho Extensão 29/11/2024 19:07

Ação foi promovida pelos acadêmicos do Polo de Colmeia (Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal) 



O Circuito Interativo: cultivando sustentabilidade, conservação e recuperação das nascentes integrou a programação da Feira Cultural do Colégio Militar Ary Ribeiro V. Filho, em Colmeia, nesta sexta-feira, 29. A atividade está vinculada ao curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado) Polo Colmeia.

O circuito foi composto por três estações interativas: Importância das Nascentes, Conservação e Identificação de Nascentes e Reflorestamento e Conservação do Solo, com foco em disseminar práticas sustentáveis e estratégias de recuperação ambiental. Durante a ação, houve distribuição de sementes nativas do Cerrado, simbolizando o compromisso com a preservação do bioma local. 

 

A ação teve como principal objetivo conscientizar estudantes, professores, servidores e membros da comunidade sobre a importância da preservação das nascentes e seu impacto direto na sustentabilidade dos recursos hídricos. A atividade foi idealizada dentro da disciplina Projeto Extensionista I, supervisionado pela tutora Cejana Simões Coelho.

Equipe do TO Graduado durante feira cultural com apresentação do circuito 


“Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar a comunicação, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso. Conseguiram trabalhar em equipe, apresentando os conteúdos de forma clara e coerente para os diferentes públicos. A apresentação do projeto extensionista contribuiu para o desenvolvimento de competências técnicas, organizacionais e comunicativas”, avaliou a tutora Cejana Simões Coelho.

Para a gerente do Polo Colmeia, Patrícia Gonçalves, “a iniciativa gera impactos positivos por meio das orientações repassadas pelos acadêmicos, assegurando e promovendo a conscientização das nascentes que são essenciais para o equilíbrio ambiental e a biodiversidade. Além disso, contribui para a prevenção de erosões e desastres naturais”, avaliou. 

E complementou destacando que “no aspecto social, envolve as comunidades locais, promovendo a conscientização ambiental e melhorando a qualidade de vida. Essas ações são fundamentais para um futuro mais sustentável e saudável para todos. Como parte dessa iniciativa, os acadêmicos também distribuíram sementes de plantas nativas, incentivando o reflorestamento das nascentes e a recuperação de ecossistemas locais”, concluiu.

Estudantes ficaram encantados com circuito apresentado por acadêmicos do TO Graduado

 

 
Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS