Ação foi promovida pelos acadêmicos do Polo de Colmeia (Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal)
O Circuito Interativo: cultivando sustentabilidade, conservação e recuperação das nascentes integrou a programação da Feira Cultural do Colégio Militar Ary Ribeiro V. Filho, em Colmeia, nesta sexta-feira, 29. A atividade está vinculada ao curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado) Polo Colmeia.
O circuito foi composto por três estações interativas: Importância das Nascentes, Conservação e Identificação de Nascentes e Reflorestamento e Conservação do Solo, com foco em disseminar práticas sustentáveis e estratégias de recuperação ambiental. Durante a ação, houve distribuição de sementes nativas do Cerrado, simbolizando o compromisso com a preservação do bioma local.
A ação teve como principal objetivo conscientizar estudantes, professores, servidores e membros da comunidade sobre a importância da preservação das nascentes e seu impacto direto na sustentabilidade dos recursos hídricos. A atividade foi idealizada dentro da disciplina Projeto Extensionista I, supervisionado pela tutora Cejana Simões Coelho.
Equipe do TO Graduado durante feira cultural com apresentação do circuito
“Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar a comunicação, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso. Conseguiram trabalhar em equipe, apresentando os conteúdos de forma clara e coerente para os diferentes públicos. A apresentação do projeto extensionista contribuiu para o desenvolvimento de competências técnicas, organizacionais e comunicativas”, avaliou a tutora Cejana Simões Coelho.
Para a gerente do Polo Colmeia, Patrícia Gonçalves, “a iniciativa gera impactos positivos por meio das orientações repassadas pelos acadêmicos, assegurando e promovendo a conscientização das nascentes que são essenciais para o equilíbrio ambiental e a biodiversidade. Além disso, contribui para a prevenção de erosões e desastres naturais”, avaliou.
E complementou destacando que “no aspecto social, envolve as comunidades locais, promovendo a conscientização ambiental e melhorando a qualidade de vida. Essas ações são fundamentais para um futuro mais sustentável e saudável para todos. Como parte dessa iniciativa, os acadêmicos também distribuíram sementes de plantas nativas, incentivando o reflorestamento das nascentes e a recuperação de ecossistemas locais”, concluiu.
Estudantes ficaram encantados com circuito apresentado por acadêmicos do TO Graduado