Acadêmicos fizeram limpeza, conscientização da população e plantio de árvores (Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal)
O córrego Simplício, localizado em Guaraí/TO, foi alvo de uma ação extensionista por parte de acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado) Polo Guaraí, no último domingo, 24.
A ação consistiu em fazer a limpeza do local, bem como conversar com os moradores do entorno do córrego levando informações e incentivando a preservação do recurso natural por meio da conscientização. O ponto alcançado pelos acadêmicos sofre alagamentos recorrentes, também causados pelo descarte irregular de lixo. Os alunos também aproveitaram para fazer o plantio de árvores frutíferas às margens do córrego.
O acadêmico Ralff Noleto, do 2º período do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio/Polo Guaraí, destacou que “além de fazer a limpeza do córrego, também conversamos com os moradores e percebemos que eles têm muitas reclamações acerca de alagamentos da região. Aproveitamos para falar sobre o descarte irregular de lixo. Fomos muito bem recebidos. Foi muito gratificante participar”.
Comunidade se uniu aos acadêmicos durante ação
A tutora responsável pela ação, Josenilda Guimarães Lopes, destacou que “os alunos estão de parabéns. Trabalharam com dedicação, estudaram muito, fizeram diagnóstico e participação com a população para, então, executar o projeto”.
Ela complementou ressaltando que “esse projeto, além de estimular os alunos, leva a Universidade para dentro das casas dos moradores, levando conhecimento para a população e trazendo vivências e enriquecimento cultural para o dia a dia do acadêmico. Além de ajudar a desenvolver uma consciência e atitudes de preservação do meio ambiente, contribuindo para a qualidade de vida da população, possibilitando um ambiente de lazer limpo e com árvores frutíferas no futuro”, concluiu.
A gerente do Polo Guaraí, Ana Célia Dora da Silva, comentou que essa “foi uma ação maravilhosa do projeto extensionista dos alunos do Polo Guaraí. Eles realizaram uma panfletagem e a culminância da ação foi a atividade de limpeza e conscientização”.