Seminários de apresentação de projetos ocorreu em Miranorte (Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal)
Os acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado) do Polo Miranorte participaram do VI Seminário Multidisciplinar, no dia 19 de novembro. Os trabalhos apresentados durante o evento foram realizados ao longo do semestre 2024/2 e as propostas foram desenvolvidas com foco nas necessidades da comunidade local.
Os resultados apresentados estão vinculados às disciplinas extensionistas Projeto Integrador I, com a tutora Andressa Monithelle Carvalho de Lucena, e Projeto Integrador III, com o tutor Lucas Ferreira Rocha. Nos dois casos, houve a socialização dos trabalhos apresentados, bem como a avaliação da execução dos planos por parte de avaliadores externos.
As propostas de extensão estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando questões de gestão pública, políticas públicas e soluções práticas para os problemas locais. Todos os trabalhos realizados foram executados após um diagnóstico breve da realidade da população local.
Acadêmicos orientados pelos tutores fizeram um diagnóstico da cidade e propuseram soluções
Para a tutora Andressa Monithelle Carvalho de Lucena, “os grupos se esforçaram para uma boa execução dos projetos, alcançando êxito em todas as suas ações. Também foi um momento dos acadêmicos ouvirem as críticas construtivas acerca do que pode ser melhorado para as próximas propostas apresentadas”.
O tutor do Projeto Integrador III, Lucas Ferreira Rocha, considerou que os grupos conseguiram explicar de forma objetiva o impacto das suas ações extensionistas para a comunidade. “A interação com avaliadores externos e a comunidade local foi enriquecedora, proporcionando retornos valiosos que ajudaram os acadêmicos a refletirem sobre a aplicabilidade prática e os resultados de seus projetos. Esse seminário obteve um impacto significativo na formação dos acadêmicos, pois contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, planejamento estratégico e trabalho em equipe”, considerou.
O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Pública, José Fernando Bezerra, considerou que “a integração entre teoria e prática proporciona o desenvolvimento das habilidades práticas ao trazer para a realidade os conceitos aprendidos em sala de aula, além de proporcionar experiências práticas na área de gestão pública”, concluiu.