III edição do Contábil Show aconteceu no auditório municipal professora Maragarida (Fotos: Ceila Menezes/Dicom Unitins)
Na noite desta quinta-feira, 28, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Dianópolis realizou a III edição do Contábil Show 2024, uma gincana que visa integrar a comunidade acadêmica, egressos e o público externo, promovendo aprendizado de forma dinâmica. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Professora Margarida, com realização da coordenação do curso.
A competição reuniu quatro equipes, identificadas por cores distintas, formadas por alunos do curso e acompanhadas por um professor que coordenou as atividades. Nesta edição, os participantes enfrentaram quatro provas diversificadas, que incluíram dinâmicas temáticas relacionadas ao curso, competições esportivas e produções audiovisuais.
Novidade na Edição
Um destaque desta edição foi a exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos graduandos, juntamente com apresentações dos projetos do Programa de Iniciação Científica (Pibic) do Ensino Médio, realizados por alunos da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney em parceria com a Unitins. Esses jovens pesquisadores tiveram a oportunidade de compartilhar ideias inovadoras e inspiradoras com o público.
Entre os projetos apresentados estava trabalho intitulado “Análise do Ensino da Educação Financeira: um estudo de caso na Escola Estadual Coronel Abílio Wolney de Dianópolis”, desenvolvido pela estudante Maiana Ribeiro Castro, sob a supervisão dos professores Raniel Soares Cardoso e Gabriel Machado. “Foi uma experiência única para nós. Estou muito feliz com o resultado, especialmente por ter sido selecionada pela escola para desenvolver este trabalho em parceria com a Unitins. É uma grande oportunidade para quem está no ensino médio, pois já ingressa na graduação com experiência em pesquisa científica”, declarou Maiana.
Estudante da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney Maiana Ribeiro Castro apresentou pesquisa do Pibic Ensino Médio
A diretora da escola, Caroline Longhi, também destacou a importância do evento: “Este é um momento único e significativo para nossa comunidade escolar. Nossos cinco estudantes bolsistas, através da parceria com a Unitins e o Pibic EM, apresentaram os artigos científicos que desenvolveram ao longo do ano. Essa colaboração entre escola e universidade é motivo de grande alegria, pois proporciona aos nossos alunos um currículo que os prepara para futuras conquistas”, afirmou.
O coordenador do curso e idealizador do evento, professor Gabriel Machado, ressaltou o compromisso da universidade com pesquisa e extensão. “O Contábil Show se consolidou como parte do nosso calendário acadêmico, envolvendo toda a comunidade e o colegiado. Além de promover conhecimento por meio das dinâmicas da gincana, trouxemos a novidade da exposição científica dos nossos acadêmicos, incluindo a participação dos alunos do ensino médio da Escola Abílio Wolney, que apresentaram os resultados de suas pesquisas. Foi uma noite mágica, repleta de brincadeiras, conhecimento, inovação, ciência e tecnologia”, declarou.
Coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Gabriel Machado falando sobre a alegria de promover mais uma edição do evento
A diretora do Câmpus, Ana Felícia Cavalcanti Pires, celebrou a participação da comunidade acadêmica e enfatizou a relevância do evento. “O Contábil Show já se tornou uma das principais programações de encerramento de semestre em nosso Câmpus, combinando entretenimento e aprendizado. Parabenizo a coordenação pela inovação nesta edição e todos os acadêmicos pelo engajamento, que faz com que o evento se consolide a cada edição, promovendo integração”, disse.
O evento também contou com a presença do empresário e contador Alexsandro Cavalcante Barros e da analista do Sebrae, Francielly Quitéria Guimarães Alves, que integraram a mesa de jurados para avaliar as equipes participantes.
Premiação
Os competidores participaram de quatro provas, que incluíram paródias, animação de torcida com gritos de guerra, perguntas e respostas, e criação de notícias focadas na vivência sobre ciências contábeis. Com 1252 pontos, a equipe D Azul foi a vencedora, seguida pela equipe C Preta com 1130 pontos, equipe B Vermelha em terceiro lugar com 885 pontos e a equipe A Cinza em quarto lugar com 504 pontos. As equipes foram formadas por acadêmicos de diferentes períodos, promovendo uma mescla de experiências. A equipe vencedora foi premiada com uma noite de pizza em uma pizzaria local.
Evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Professora Margarida, com realização da coordenação do curso