Em Araguatins, 38 acadêmicos marcaram presença na prova (Fotos: Cyarla Barbosa/Dicom Unitins)
Neste domingo, 24, os acadêmicos que estão na reta final dos cursos de licenciatura de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dos câmpus de Palmas e Araguatins participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Ao todo, 45 estudantes estiveram presentes nos locais de prova.
Realizado todos os anos, de forma obrigatória, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Nos câmpus de Araguatins e Palmas, a Unitins disponibilizou tendas com distribuição de kits, água, almoço e lanches. Os acadêmicos foram recebidos pelos coordenadores de cursos, técnicos administrativos, docentes, representantes da Reitoria, direção dos câmpus e demais servidores da instituição. Os portões foram abertos pontualmente ao meio-dia e fechados às 13 horas.
Araguatins
A recepção dos acadêmicos no câmpus foi realizada na tenda montada em frente à instituição
Na região do Bico do Papagaio, 27 acadêmicos de Pedagogia e 11 de Letras compareceram no Câmpus de Araguatins para participar do Enade 2024. A expectativa dos discentes era realizar uma boa prova com questões que correspondessem com o que foi estudado em sala de aula. “Hoje, eu espero conseguir alcançar meu desempenho, fazer uma boa prova e que tenha tudo aquilo que venho estudando no decorrer desses quatro anos. É muito primordial e importante fazer essa prova, porque vou testar todos os meus conhecimentos e ver até onde cheguei”, comentou o acadêmico do 8º período de Pedagogia André Araújo.
A acadêmica do 8º período do curso de Letras Élica Oliveira de Jesus afirmou que as questões da avaliação estavam de acordo com os assuntos do curso. “Acabei de realizar a prova do Enade, foi super tranquila, os conteúdos estavam ligados ao que nós estamos estudando no 8º período. As avaliações de competência docente e análise de discurso também estavam de acordo com o que nós estudamos e finalizo dizendo que a prova foi um sucesso”.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro, “a participação dos acadêmicos no Enade 2024 reflete o empenho da instituição em garantir uma formação de qualidade, alinhada às exigências do ensino superior e às necessidades da educação básica. Esse engajamento demonstra o compromisso dos futuros pedagogos com a avaliação do seu desempenho acadêmico e com o contínuo aprimoramento da prática pedagógica, contribuindo para o fortalecimento da educação no país”.
Equipe de servidores, docentes, coordenadores de cursos e direção de câmpus
“A atuação dos acadêmicos do curso de Letras da Unitins no Enade 2024 é uma oportunidade significativa para avaliar a qualidade da formação oferecida e o desenvolvimento das competências linguísticas e literárias dos futuros profissionais. Este envolvimento reafirma o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e com a preparação dos estudantes para os desafios do ensino no cenário educacional contemporâneo”, afirmou o coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, também esteve presente na recepção dos acadêmicos e desejou uma excelente prova.
Representando o administrativo de Palmas, a aplicação das provas contou com a assistência do professor e coordenador-adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Alcides Moreira. “Estamos aqui juntamente com a equipe gestora do câmpus, a equipe administrativa, equipe de apoio, para melhor receber os nossos acadêmicos de Pedagogia e Letras. Nós, enquanto instituição, viemos oferecer nosso apoio desejando a todos uma excelente prova, que dêem o seu melhor e sejam vitoriosos”.
Palmas
Estrutura montada em Palmas para receber os acadêmicos do curso de Pedagogia (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)
Em Palmas, sete acadêmicos do curso de Pedagogia foram recepcionados na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), neste domingo, 24. A ação contou com a participação do reitor, professor Augusto Rezende, da pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Santos Czapski, representantes da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), coordenação do curso, docentes e técnicos administrativos da Unitins.
“A minha expectativa é que vai ser uma prova tranquila, porque confio no meu curso, na qualidade dos meus professores e imagino que o desempenho da minha turma vai ser o melhor possível”, mencionou a acadêmica do 8º período Livian Castanho.
O acadêmico do 8º período Westter Quirino, fez uma avaliação positiva do Enade 2024. “Foi uma prova muito tranquila que contemplou os nossos conhecimentos dentro do curso de graduação. Nós conseguimos ter uma boa perspectiva do que estudamos ao longo desses quatro anos. Só temos de agradecer à Unitins, por cada apoio, cada suporte que recebemos desde o início da graduação, tudo foi significativo para nossa formação”.
Coordenação de Pedagogia, docentes e membros da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional
“Estou feliz demais com a recepção tão calorosa que a família Unitins preparou para os nossos queridos acadêmicos. Hoje é um dia histórico para o curso de Pedagogia/Palmas por ser nosso primeiro Enade, realizado pela primeira turma de formandos, que nasceu com o curso em 2021. Uma turma que foi construindo o curso conosco, apontando falhas e sugerindo caminhos. Uma turma que chegou até aqui driblando muitos obstáculos durante o percurso. Uma turma brilhante e muito querida que nos enche de orgulho e alegria”, comemorou a coordenadora do curso de Pedagogia, Mariany Montino.
O diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin da Cunha, mencionou que a atuação dos discentes na avaliação reflete o excelente desempenho da instituição. “A participação dos nossos acadêmicos de Pedagogia na prova do Enade 2024 é um momento de grande importância para a nossa instituição. Este exame não apenas avalia a qualidade dos cursos de nível superior, mas também é uma oportunidade para que nossos alunos mostrem o alto nível de formação que recebem aqui no Câmpus Palmas da Unitins. Estamos comprometidos em proporcionar uma educação de excelência, e o envolvimento dos nossos estudantes no Enade é reflexo do trabalho contínuo e da dedicação da nossa equipe acadêmica. Temos plena confiança de que os resultados serão positivos, pois nossos acadêmicos estão bem preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para a educação no país.”
O acolhimento dos estudantes de Palmas foi todo realizado na tenda
A acolhida dos discentes é feita pela equipe da DDPI da Unitins, desde a preparação dos kits entregues aos alunos até a organização do espaço nos locais. Esse trabalho conta com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação, por meio das direções dos câmpus, coordenações de cursos e docentes. Também conta com a atuação da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, por meio das Diretorias Administrativa, Financeira e de Transporte; e da Diretoria de Comunicação, que auxilia no planejamento da estrutura e na criação de materiais gráficos, como camisetas, painéis fotográficos e sinalização das tendas.
“O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um processo avaliativo importante e nossos alunos das licenciaturas estão preparados para essa avaliação que irá espelhar a qualidade da formação dos acadêmicos de Letras e Pedagogia de Araguatins e de Palmas. Estamos confiantes que nossos acadêmicos terão um excelente desempenho”, avaliou a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Santos Czapski.
A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, menciona que “o Enade é uma etapa importante para o nosso acadêmico e, também, para a universidade, pois por meio dos seus resultados podemos avaliar e refletir nossas práticas pedagógicas e seguir em busca de melhorias contínuas. Desejo uma excelente prova para os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia”.