Unitins ofertará primeiro mestrado em rede a partir de 2025

Mestrado Acadêmico em Educação Matemática será ofertado em rede por Unitins, UFT, UFNT e IFTO

Josiane Mendes Pós-Graduação 30/10/2024 16:11

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) comemora a aprovação pela Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Eduação do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, um programa em rede proposto por professores da Unitins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O mestrado tem previsão de início em 2025 e visa atender a uma demanda regional por formação qualificada.

A construção do programa de mestrado aconteceu graças a uma equipe de pesquisadores das quatro instituições envolvidas e a aprovação representa a consolidação deste trabalho, como explica a diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional da Unitins, professora doutora Arlenes Delabary Spada. “O Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, mais do que uma ação conjunta das IES tocantinenses, representa a consolidação dos trabalhos de uma comunidade de pesquisadores preocupados com a qualidade do ensino, o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento regional”, enfatiza.

O sentimento de conquista é compartilhado pelos representantes das outras três instituições: UFT, UFNT e IFTO. Para a professora doutora Márcia Cristina Gonçalves, docente IFTO -  Câmpus Paraíso do Tocantins, “o sentimento é de felicidade e gratidão. Foram muitos encontros, discussões e reflexões do grupo de professores que idealizou o projeto e que culminou com a aprovação do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática no Tocantins. Foi o compromisso das quatro IES públicas do Tocantins - UFT, UFNT, IFTO, Unitins - que permitiu que a ideia se tornasse realidade”, aponta.

O professor doutor Dailson Evangelista Costa, docente da UFT - Câmpus de Arraias, enaltece a dedicação e o compromisso de todos os docentes permanentes e colaboradores que compõem o programa e que trabalharam arduamente nos últimos três anos para que este projeto se tornasse realidade.

Por sua vez, o professor doutor Adriano Fonseca, diretor da SBEM-TO e docente da UFNT - Câmpus de Araguaína, lembra que “a aprovação do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática é uma conquista extremamente importante para a Educação, em particular a Educação Matemática no Tocantins e que também pode beneficiar professores de municípios de outros estados que fazem fronteira”.

Segundo o professor doutor Idemar Vizolli, docente da UFT e coordenador do programa, "o Mestrado Acadêmico em Educação Matemática no Tocantins resulta de um esforço coletivo assumido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional Tocantins (SBEM/TO) com vistas a consolidar a Educação Matemática no Estado. ”

Pesquisa

A pró-reitora interina de Pesquisa e Pós-Graduação da Unitins, professora doutora Leda Verônica Benevides Dantas Silva, destaca que “este programa representa um marco significativo para a Unitins e para o fortalecimento da pesquisa na região, especialmente na Amazônia Legal. Destacamos com muita gratidão a professora Arlenes, cuja iniciativa em propor essa parceria somada à sua dedicação e competência foram fundamentais para que este projeto se tornasse realidade. Esse novo programa não apenas atende à crescente demanda regional por formação qualificada, mas também reforça nosso compromisso com a inclusão e o desenvolvimento da educação matemática”, fala a professora.

A pró-reitora conclui que “com essa conquista, reafirmamos nosso papel em oferecer uma educação superior de qualidade, alinhada às necessidades regionais e que amplia as oportunidades de formação e pesquisa para docentes e futuros pesquisadores no Tocantins”.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, ressalta que esse mestrado se faz importante para a Unitins porque “é um primeiro programa já com participação institucional efetiva e isso mostra a boa relação institucional que temos em uma área de conhecimento necessária. A matemática hoje necessita muito da licenciatura, da capacitação e formação de docentes. Então, cada vez mais é importante formar melhor os professores nessa área do conhecimento”, arremata.

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