Unitins debate Educação Superior através dos ODS em evento transmitido ao vivo

A programação foi realizada pela Diretoria de Assuntos Internacionais e contou com a mesa-redonda “Pensando a Educação Superior através dos ODS Diversidade, Inclusão e Igualdade Racial”

Carlos de Bayma AGENDA 2030 30/10/2024 10:23


Na noite desta terça-feira, 29, a Diretoria de Assuntos Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou uma transmissão ao vivo com o tema “a Unitins e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Avaliação e monitoramente institucional”. A programação foi composta por uma mesa-redonda “Pensando a Educação Superior através dos ODS Diversidade, Inclusão e Igualdade Racial”, e com uma apresentação técnica do Formulário de Avaliação Institucional dos ODS na Unitins.

A transmissão, disponível no Canal da Unitins no YouTube, apresentada pela jornalista Francisca Layla, sob mediação da diretora de Assuntos Internacionais da Unitins e coordenadora da Comissão Interna dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Ciods), professora doutora Patrícia de Aquino, contou com as presenças do reitor, professor Augusto Rezende, das palestrantes Carina Giunco, doutora em Genética e fundadora e diretora-executiva do Instituto Selo Social e de Tatiana Dias Silva, doutora em Administração, representante do Ministério da Igualdade Racial. A apresentação técnica do Formulário de Avaliação Institucional dos ODS na Unitins foi feita pelo professor mestre Fabian Serejo, membro da Ciods e docente da Unitins, e pela assessora da Diretoria de Assuntos Internacionais, Myllena Medrado. Também participaram da transmissão os intérpretes de Libras Maiquel Krutzman, Claudia Papalardo e Luciene Marques.

 

Patrícia Aquino destaca que “foi uma live muito importante para nossa universidade, uma live que contou com o apoio da nossa reitoria, contou com a participação de duas convidadas muito especiais, Carina Giunco e Tatiana Dia Silva, que é diretora dentro do Ministério da Igualdade Racial e coordenadora do ODS-18, dentro da Comissão Nacional dos ODS, e que fez uma participação também muito importante, falando do lançamento desse novo ODS, por parte do governo brasileiro, contribuindo com essa agenda da ONU e incluindo essa temática tão importante que a temática da igualdade étnico-racial, que era uma espécie de buraco, uma lacuna dentro da Agenda 2030. Fizemos o lançamento do nosso instrumento de avaliação institucional, que é o formulário de Avaliação Institucional dos ODS, que estará aberto até dia 26 de janeiro e gostaríamos que todas as unidades da universidade procurem preencher e lançar os seus projetos de acordo com os ODS. Gostaríamos muito de ter o engajamento da equipe e da comunidade Unitins justamente para produzir, no ano que vem, o nosso primeiro relatório de monitoramento e avaliação dos ODS na instituição”.

 

“É muito importante trabalharmos o ODS-18, especialmente na Região Amazônica, com os povos amazônicos. Nós temos uma diversidade étnico-racial muito grande. Indígenas, povos tradicionais de vários tipos, várias etnias. É muito importante que os povos amazônicos se reconheçam dentro da sua característica étnico-racial e possam também conhecer os seus direitos e buscar a reparação das desigualdades. É um trabalho muito importante, a inclusão desse ODS na Agenda e a Unitins, mais uma vez, sai na frente, já incluindo esse ODS na nossa avaliação institucional. Com certeza, a Unitins será uma das primeiras instituições que produzirá dados sobre esse ODS no Brasil, que inclui já esse ODS na sua avaliação institucional, nos seus relatórios de prestação de contas dos ODS”, ressaltou Patrícia.


Em sua fala, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou a importância da programação e se declarou feliz por fazer parte dessa transmissão. “É um trabalho que a Unitins vem fazendo desde 2019. E conseguimos avançar em muitos aspectos. Falar de ODS é pensar que é possível fazer ações locais que possam refletir em ambientes globais. Se cada um tiver essa consciência de desenvolver projetos e ações de reflexo local estará contribuindo muito para esse ambiente global”.


“E a Unitins tem trazido essa pauta aqui no estado do Tocantins como eixo importante, para dentro da comunidade acadêmica e isso nos coloca numa posição de organização de todos esses movimentos estratégicos quando se fala dos Selos ODS. No ano passado, por exemplo, a Semana de Ciência e Tecnologia da Unitins foi toda voltada para os ODS. Agora em outubro, no Câmpus Augustinópolis, tratamos os ODS de forma transversal em todas as palestras e trabalhos apresentados. Os ODS fazem parte da agenda da Unitins e está institucioinalizado no nosso Plano de Desenvilvemento Institucional, que é nossa matriz maior enquanto planejamento estratégico e rumo institucional”, enfatizou o reitor.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS