O número de propostas para concorrer às bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Modalidade a distância (PIICT-EaD), ofertado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi expressivo. Ao todo, 75 propostas foram submetidas e destas, 62 foram classificadas com bolsa.
No ciclo anterior (2023/2024), 50 bolsas foram distribuídas entre os polos do Projeto. A diretora de Educação Tecnológica, Neila Oliveira, destaca que o aumento no número de submissões demonstra a importância da iniciação científica para os acadêmicos. “Ao se envolverem em projetos de pesquisa, nossos alunos têm a oportunidade de explorar temas relevantes para a sociedade e fortalecer sua formação acadêmica. Além disso, a iniciação científica é um diferencial importante no currículo, abrindo portas para novas oportunidades de estudo e trabalho”, ressaltou Neila.
O edital ofertou vagas para todos os polos do TO Graduado. O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio teve 15 propostas classificadas com bolsa; Tecnologia em de Análise e Desenvolvimento de Sistemas contabilizou 17 projetos aprovados e o curso de Tecnologia em Gestão Pública contou com 30 propostas contempladas.
O valor da bolsa é de R$ 700 mensais com a duração de 12 meses. O intuito do PIICT-EaD é servir de incentivo à formação em pesquisa.