O servidor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Carlos Soares Noleto Junior recebeu o Prêmio Ipê – Os operadores da Internet – uma forma de agradecimento às pessoas e instituições que tiveram contribuição relevante, excepcional e de longo prazo com a trajetória da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da rede acadêmica brasileira. A cerimônia aconteceu na última quinta-feira, 29 de agosto, em Brasília (DF), durante o Fórum RNP 2024.
Receberam a homenagem pessoas que estiveram ligadas à rede por, pelo menos, dez anos. Comunidade, Governança e Alianças estratégicas foram as três categorias que integraram a premiação, que aconteceu na edição de comemoração aos 35 anos de criação da RNP.
“Pudemos, publicamente, homenagear pela dedicação e contribuição ostensiva durante muitos anos essas pessoas, não só para a RNP, mas para todo o país”, declarou o Diretor-geral da RNP, Nelson Simões.
Carlos Soares Noleto Junior recebeu o Prêmio Ipê dentro da categoria “Comunidade” pela sua contribuição com o POP (Pontos de Presença), que são conexões em alta velocidade, serviços avançados de TIC e oportunidades de capacitação presentes em todas as 27 unidades de federação. “São pessoas que fundaram a primeira rede de internet do Brasil e estão há muito tempo formando, operando, qualificando recursos humanos”, destacou Simões.
O servidor conta que iniciou atuando no POP como estagiário, em 2003. “Nesse processo comecei a aprender sobre redes de computadores e foi muito bom. Esse trabalho me proporcionou treinamentos, viagens e eu estava atuando dentro dessa rede que era o que havia de internet, na época. A RNP era uma referência na área”.
De estagiário, Carlos chegou à coordenação-técnica do projeto. “Eu aprendi muito, atribuo boa parte do profissional que eu sou hoje à esse período em que fiz parte desse projeto. Foi muito produtivo e bom de lembrar”, afirma saudoso o servidor.
Desde 2011, Carlos ocupa o cargo de coordenador de Redes e Segurança da Informação, setor que integra a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Unitins.
A 1ª edição do Prêmio Ipê foi transmitida via Youtube, confira aqui a cerimônia completa.
RNP
A rede brasileira para educação e pesquisa disponibiliza internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promove projetos de inovação. Os sistemas da RNP incluem universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros são beneficiados.
A RNP foi a pioneira ao trazer a internet para o Brasil e, hoje, a rede chega a todas as unidades da federação. Também estão conectados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.
São qualificados como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Cultura, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).