Acadêmicas e docentes do curso de Pedagogia em visita à UemaSul (Fotos: Arquivo Pessoal)
A sala de aula é um dos principais ambientes para que o acadêmico possa se desenvolver ao longo da formação, mas outros locais também podem promover aos estudantes experiências e trazer conhecimentos. Com esse objetivo, os alunos do segundo período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins foram a Imperatriz/MA, cidade que fica a 93 km de Araguatins, para uma visita técnica.
Doze acadêmicos assistiram a uma sessão de cinema no Cinesystem, no Imperial Shopping, e foram ao Museu Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT), que fica anexo a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), em Imperatriz, acompanhados dos professores Zuilho Rodrigues e Dimas Henrique Pereira.
Alunas em visita ao Museu Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT), que fica anexo a UemaSul
Para a acadêmica Fernanda Alves de Sousa, é impossível pensar em educação sem a utilização dos novos meios de tecnologia devido ao avanço da sociedade. "A nossa visita ao cinema nos mostrou na prática o processo de aprendizagem que estamos vendo em sala de aula. Já a visita ao museu nos mostrou a parte cultural que também é importante para que possamos conhecer a história de determinados povos originais”, disse.
Visita técnica faz parte da disciplina de Mídia e Produção Cultural
A ação faz parte da disciplina de Mídia e Produção Cultural, ministrada pelo professor Zuilho Rodrigues. De acordo com o professor, a visita foi para que eles refletissem um pouco sobre a questão cultural e para que eles possam ver na prática o que foi estudado na teoria em aula. Rodrigues destaca ainda que alguns acadêmicos não conheciam uma sala de cinema. “Eles foram a uma sessão de cinema no Imperial Shopping, e é emocionante vê-los assistindo um filme em um grande telão. Porque todo mundo fala de filme e todo mundo assiste, mas essa experiência do cinema pouquíssimos alunos já conheciam e foi muito emocionante para eles, pois se depararam com aquele espaço que não é comum para todos e foi bem interessante”, comenta o professor.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro, a ideia da visita acadêmica surgiu enquanto o professor Zuilho Rodrigues planejava suas aulas e com isso ele identificou a necessidade de proporcionar aos acadêmicos a experiência de conhecer e analisar diferentes ambientes culturais e contextos históricos.
Estudantes reunidas com a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene e o motorista da Unitins, Leonilson
“Essa ação enriquece a formação dos alunos, permitindo que eles conectem a teoria com a prática e desenvolvam uma compreensão mais ampla e diversificada das práticas pedagógicas. Ter a oportunidade de viajar para outro estado e cidade, como Imperatriz, oferece aos acadêmicos uma valiosa chance de vivenciar novas culturas e realidades. Esse contato com diferentes contextos culturais amplia suas perspectivas e os prepara para lidar com a diversidade encontrada em ambientes educacionais variados. Como coordenadora aproveito para parabenizar o professor pela brilhante ideia de integrar essas experiências ao currículo. Essa abordagem inovadora certamente contribui para a formação mais completa e enriquecedora dos nossos futuros pedagogos”, completou a coordenadora.