Editora Unitins lança livro digital sobre Literatura Tocantinense

Obra é resultado de pesquisas de acadêmicos e professores em curso de mestrado

Josiane Mendes INSTITUCIONAL 04/09/2024 10:43

 

A Editora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lançou, nesta terça-feira, 3, o livro digital  “Para Além das Margens: a pluralidade literária do Tocantins”. É a primeira obra publicada como resultado do edital 1/2024,  seleção aberta em fevereiro deste ano. O livro é organizado pelas professoras Kyldes Batista Vicente, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins; Roseli Bodnar, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e pela pesquisadora Marcia Regina Schwertner.

De acordo com as organizadoras, “o livro surge como desdobramento de leituras e discussões sobre a recepção crítica de escritores e obras literárias produzidas no Tocantins, um processo de pesquisa desenvolvido na disciplina ‘Literatura Brasileira e Regionalismo’, oferecida pelas professoras Kyldes e Roseli no PPGL–UFT, nos anos de 2022 e 2023. A proposta das aulas foi proporcionar aos estudantes uma imersão na leitura de obras tocantinenses e o contato com os escritores que as produzem. Assim nasce a obra, fruto ampliado dessa experiência, com o objetivo de compartilhar as leituras, pesquisas, artigos e ensaios críticos produzidos pelos mestrandos e seus professores”, explicam.

O livro conta com o prefácio de Tião Pinheiro, radialista, escritor, compositor e atual secretário da Cultura do Tocantins. A coletânea foi organizada com base na temática dos textos, todos focados em escritores que produzem literatura no estado do Tocantins. A conexão investigativa entre os textos resultou em um panorama abrangente e significativo sobre o universo literário tocantinense.

Para a diretora da Editora Unitins, Liliane Scarpin, "com fundamentação teórica leve e envolvente, o livro apresenta capítulos que tratam do panorama da literatura tocantinense e análise de textos de autores que são referência no Estado". 

Um dos textos do livro é “Quantas Margens Tem um Rio? O Rio como Paisagem e Metáfora na Poesia de Marinalva Barros”, de autoria das pesquisadoras Roseli Bodnar, Kyldes Batista Vicente e Andreia Luiza Dias. O artigo explora a poética e a temática de Marinalva Barros, destacando duas possíveis leituras: o rio como parte da paisagem cultural tocantinense e como metáfora para a passagem do tempo.

Andreia Luiza explica que o texto “foi inspirado nas conversas e experiências que tivemos com a poetisa Marinalva Barros. Assim como seus versos transmitem leveza e refletem momentos passados, a própria poetisa é singular na maneira como vive seu cotidiano, repleto de levidade. Nosso texto foi uma forma de homenagear uma escritora que faz parte da história literária do Tocantins. Os poemas analisados são de um trabalho inédito da escritora, que deve ser publicado em breve.”

A professora Roseli destaca que o “livro aborda a literatura produzida no Tocantins, um estado jovem com pouca produção crítica. A literatura tocantinense é pouco conhecida e estudada, e obras assim demonstram o grande número de escritores e a multiplicidade de temas e estilos. Portanto, os artigos produzidos por acadêmicos e pesquisadores se tornam material valioso para o ensino e para futuras pesquisas.”

Ela acrescenta: “Com esta obra, estamos ajudando a construir a história da literatura do Tocantins. Somos gratas à Unitins pela oportunidade de contribuir para a valorização das nossas riquezas estaduais, incluindo a literatura.”

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários também não esconde sua satisfação com a obra publicada. “Fizemos um chamamento entre os alunos e trouxemos contribuições na poesia e na prosa produzidas no Tocantins, promovendo a divulgação da nossa literatura e dos trabalhos dos mestrandos, alguns dos quais já defenderam suas teses”, conclui Kyldes Batista Vicente.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS