Governador visita obras do Câmpus Dianópolis e confirma novos cursos para a região

Com investimento de R$ 22 milhões, obra está com 55% concluída e deve ser entregue à comunidade no primeiro semestre de 2025

Ceila Menezes Câmpus Dianópolis 20/08/2024 15:15

Governador Wanderlei Barbosa, visitou obras do Câmpus Dianópolis nesta terça-feira, 20 (Fotos: Ceila Menezes/Dicom Unitins)


Na manhã desta terça-feira, 20, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do Reitor Augusto Rezende, visitou as obras do prédio que será instalado o Câmpus Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e confirmou a abertura de novos cursos para a região Sudeste. Com 55% da obra concluída, a construtora está finalizando o serviço de concretagem da laje de cobertura, iniciando a alvenaria do primeiro pavimento com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025.

A visita teve como objetivo acompanhar o progresso das obras e discutir a importância da instituição para a educação e o desenvolvimento regional. Durante a visita, ambos destacaram a relevância do Câmpus para a formação de profissionais qualificados e a contribuição para o crescimento da cidade e da região Sudeste. “É uma obra importantíssima para o ensino superior do nosso estado. Temos os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito e vamos abrir novos cursos que atendam a vocação da região, trazendo turismo, agronegócio e mineração. É muito importante estruturar a Unitins nas regiões, e estamos dando a Dianópolis a condições de ter mais cursos. Queremos qualificar a nossa população com cursos de nível superior de qualidade e gratuito. O Tocantins está crescendo muito em todas as áreas e nós precisamos melhorar a estrutura física dos ambientes de ensino, dando possibilidade das famílias crescerem com dignidade", afirmou o governador Wanderlei Babrosa.

 

“Nós só temos a agradecer ao governador Wanderlei Barbosa e à Assembleia Legislativa, no sentido de valorizar a educação e que tem esse olhar de cuidado da creche ao Ensino Superior. São poucos estados que tem esse privilégio como o Tocantins, de poder contar com esse olhar para a educação para parte do seu governador. A Unitins polariza o ensino superior na região Sudeste na formação de mão de obra qualificada. Temos a certeza que, no próximo ano, a gente entrega essa obra. Ter uma estrutura moderna, nova, sustentável vai contribuir cada dia mais com os índices da Unitins”, disse o Reitor Augusto Rezende.

A diretora do Câmpus, Ana Felícia Cavalcanti Pires, destacou a importância da obra afirmando o novo momento da Educação Superior na região. “A Unitins completou dez anos na região Sudeste e, para nós, desde a instalação de um Câmpus em Dianópolis, ela trouxe esperança e tem contribuído diariamente na construção do futuro de milhares de jovens. Essa obra significa a ampliação destas oportunidades, a valorização e a realização de sonhos. Agradecemos ao governador Wanderelei Barbosa, a Assembleia Legislativa, o deputado federal Ricardo Ayres, pelo compromisso com a nossa região. Esse Câmpus marca o início de um novo capítulo na história da região Sudeste, um capítulo de transformação por meio do ensino superior gratuito de qualidade”, frisou.

Durante a sua estada em Dianópolis, o reitor tamém participou da abertura da fase regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da inauguração do ginásio de esportes Solon Póvoa Filho, obra do governo do Tocantins.

Investimento

A obra conta com investimento de R$ 22 milhões, recurso liberado pelo Governo do Tocantins. O prédio terá quase 6 mil metros quadrados de área construída com quatro blocos, somando 30 salas de aula, cada uma com capacidade para 42 alunos, além de quatro salas de orientação e atendimento aos acadêmicos, sala dos professores e toda a estrutura administrativa para atender o Ensino, Pesquisa e Extensão.

A estrutura contará com laboratórios de informática, uma biblioteca com 200 metros quadrados, dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Estadual de Educação, um auditório com capacidade para 150 pessoas, rampas de acessibilidade, cantina, pátio coberto e banheiros adaptados. O projeto foi elaborado dentro dos padrões arquitetônicos mais modernos que priorizam a acessibilidade e a sustentabilidade.

A obra possibilitará a ampliação de atendimento da Universidade que, hoje, conta com três cursos noturnos: Administração, Ciências Contábeis e Direito. Com as novas instalações, a expectativa é que as matrículas cresçam de 850 alunos por ano para 1.500, além de possibilitar a abertura de novos cursos.

A visita desta terça-feira, contou com a presença dos deputados estaduais, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres, Léo Babrosa, Claúdia Léllis, do deputado federal, Ricardo Ayres, secretários estaduais e coordenadores de curso.


Autoridades durante a visita às obras do Câmpus Dianópolis


 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS